Canto do carcará tem um som que parece soar o seu próprio nome, e quando o vocaliza, ela “quebra o pescoço” para trás.
O movimento que o carcará faz de jogar a cabeça para traz, como se estivesse “quebrando o pescoço”, também é feito por outras aves de rapina durante o canto.
Hoje no blog dos pássaros vamos trazer aos nossos leitores o canto do carcará.
O carcará é considerando um símbolo do sertão, sendo uma ave muito imponente na natureza.
É uma das aves de rapina mais populares do Brasil, que está presente em quase todos os estados.
Muitas canções são feitas sobre a carcará, uma das mais populares é composta por João do Valle e José Cândido, famosa na voz de Maria Bethânia a música fala sobre o hábito da ave de caçar em queimadas.
O carcará mede de 50 a 60 cm de comprimento com um peso de até 834 g para o macho e 953 g para a fêmea. A ave é reconhecida por seu penacho preto na cabeça e seu bico alto, que lembra a lâmina de um cutelo.
Além disso, o carcará possui uma interessante característica em sua face. Ela leva o nome de cera, fica na cor laranja ou vermelha quando o pássaro está calmo, e na cor amarela quando o animal está irritado.
Ela se assemelha ao urubu, porém existe uma diferença no tamanho de sua cauda e nas suas assas mais estreitas, e que tem manchas em cores claras em suas extremidades.
O carcará usa de seu canto estridente para durante a noite ou em horas quentes do dia quando está pousado em galhos, para avisar os outros indivíduos da espécie de sua localização.
Classificação científica do carcará
O carcará (Caracara plancus) é uma ave que pertence a família Falconidae conhecido também como caracará, carancho, gavião-de-queimada, gavião-calçudo e caracaraí.
– Reino: Animalia;
– Filo: Chordata;
– Classe: Aves;
– Ordem: Falconiformes;
– Família: Falconidae;
– Espécie: C. plancus;
– Gênero: Caracara;
– Nome Científico: Caracara plancus;