O canto do Carrapateiro é vocalizado pela espécie enquanto voa, realizando um grito muito alto e agudo que pode ser descrito como um “pinhé”.
Além disso, o carrapateiro é um dos gaviões mais conhecidos em território nacional, ele pode ser encontrado em todo o Brasil e é uma ave muito parecida com o falcão.
Hoje no blog dos pássaros vamos trazer aos nossos leitores o canto do Carrapateiro.
O carrapateiro é uma ave da família dos falconídeos que recebe seu nome popular por conta de ser comumente visto se alimentando dos carrapatos presos em outros animais, como bois e capivaras.
O pássaro pode chegar a medir cerca de 40 cm de comprimento, e pode ser encontrado em todo o território nacional.
O carrapateiro possui uma cabeça e corpo branco-amarelados, as suas costas são marrom-escuras e suas asas longas com manchas brancas nas extremidades das penas. A ave também tem uma cauda longa.
Na região entre os olhos e o bico, os machos da espécie possuem a pele nua em tons amarelo e alaranjado. Já essa particularidade é diferente nas fêmeas que tem a pele de coloração rosa bem pele na área.
O carrapateiro tem uma dieta variada, alimenta-se de insetos, carniça, pequenos vertebrados e frutos. É uma ave oportunista que se aproxima de bois, capivaras e cavalos para consumir os carrapatos que ficam fixados neles. O seu nome vem desse hábito de se aproximar de herbívoros de grande porte para se alimentar de seus carrapatos.
Classificação científica do Carrapateiro
O carrapateiro (milvago chimachima) é uma ave falconiforme da família dos falconídeos, conhecido também como chimango-do-campo, pinhé, chimango, gavião-pinhé entre outros.
– Reino: Animalia;
– Filo: Chordata;
– Classe: Aves;
– Ordem: Falconiformes;
– Família: Falconidae;
– Subfamília: Caracarinae;
– Espécie: M. chimachima;
– Nome Científico: Milvago chimachima;