O canto do chincoã-de-bico-vermelho é ‘dyerií-dyu, dyerií-dyu, dyerií-dyu…’ às vezes repetido por alguns minutos.
Muitas vezes é difícil rastrear sua posição, pois normalmente permanecem imóveis na floresta enquanto cantam, eles também produzem grunhidos fracos.
Hoje no blog dos pássaros vamos trazer aos nossos leitores o canto do chincoã-de-bico-vermelho.
O comprimento médio dos adultos é entre 38 e 40,5 cm, o bico é de uma cor púrpura/vermelha intensa, a íris é vermelho escuro com pele orbital azul e uma toupeira amarela na face anterior de cada olho, a cabeça é cinza e contrasta com as costas franzidas.
A garganta e o peito são castanho-avermelhados, cor de canela e o ventre e as coberturas infracaudais são pretos, a cauda é preta com listras brancas visíveis, os juvenis se assemelham aos adultos.
Chincoã-de-bico-vermelho ocorre dentro da área de distribuição do semelhante esquilo-cuco ( Piaya cayana ). Cucos de barriga preta são distinguidos por um rosto escuro e coroa cinza.
O chincoã-de-bico-vermelho tem a pele exposta amarelo-esverdeada na área orbital, a plumagem do peito é cinza e não tem o capuz característico do cuco-de-barriga-preta.
Classificação cientifica do chincoã-de-bico-vermelho
Chincoã-de-bico-vermelho (Piaya melanogaster) é uma especie de ave da família dos Cuculidae que pertence ao gênero dos piaya.
-Reino: Animalia,
-Filo: Chordata,
-Aula: Aves,
-Ordem: Cuculiformes,
-Família: Cuculidae,
-Gênero: Piaya,