O canto do choca-d’água é uma série de notas nasais e pausadas, que se aceleram no final, “cau, cau, cau, cau-cau-cau-ca-ca-ca-cacaca”.
Hoje no blog dos pássaros vamos trazer aos nosso leitores o canto do choca-d’água
A choca-d’água mede 17,5 cm . Apresenta uma crista longa e desgrenhada, muitas vezes eriçada, principalmente quando canta.
O macho é todo preto com uma crista branca no ombro e as penas externas da cauda com pontas estreitas de branco.
Além disso a fêmea é semelhante, mais preta ferrugem com crista marrom avermelhada contrastante.
A subespécie do sul foi descrita com base em uma ponta de cauda mais estreita e bordas brancas mais largas nos escapulários, mas não está claro se essa variação realmente justifica o reconhecimento nomenclatural.
Vive em florestas tropicais úmidas de baixa altitude e pântanos. É vista em arbustos e cipós à beira de rios e ilhas fluviais, bem como no estrato inferior de várzeas periodicamente inundadas.
É endêmica do Brasil, ocorrendo na região que acompanha as margens do Rio Amazonas, do Amapá ao baixo Rio Negro, norte do Tocantins e Mato Grosso, sul do Pará e Amazonas (até Rio Purus) e nordeste de Rondônia.
Classificação cientifica da choca-d’água
Choca-d’água( Sakesphorus luctuosus )é uma espécie de ave passeriforme pertencente ao gênero Sakesphorus da família Thamnophilidae.
-Reino: Animalia,
-Filo: Chordata,
-Aula: Aves,
-Ordem: Passeriformes,
-Família: Thamnophilidae,
-Gênero: Sakesphorus,
-Espécies: S. luctuosus,