O canto do francolim-coqui pronunciada no início da manhã ou no final da tarde, consiste em uma sucessão de sete a dez notas, ter, tinta, tinta, terra, terra, terra, terra, terra de potência decrescente, sendo a segunda e a terceira notas as mais forte.
Outro grito, agudo e repetido várias vezes, é bastante comum co-qui co-qui, co-qui.
Hoje no blog dos pássaros vamos trazer aos nossos leitores o canto do francolim-coqui.
Os sexos diferem significativamente na coloração. Os galos têm uma coroa marrom-avermelhada e são amarelo-ouro acima dos olhos e do bico , bem como no queixo e na garganta, nas bochechas, no pescoço e nas laterais do pescoço.
Os pescoços inferior e posterior são listrados em preto e branco. A parte superior tem um padrão claro de codorna , a parte inferior é amarelo claro com listras pretas. As penas da cauda são amarelas enferrujadas.
As galinhas têm cabeça marrom-acinzentada e rosto amarelo claro. Uma faixa tracejada preta e branca vai das sobrancelhas até as têmporas e termina nas laterais do pescoço.
Uma faixa igual desce a partir do ângulo do bico. A garganta é branca, o pescoço, o peito e as partes superiores são castanho-avermelhadas, as penas têm hastes brancas. A parte inferior é amarela fosca e tem listras pretas.
Classificação cientifica do francolim-coqui
Francolim-coqui (Campocolinus coqui) é uma especie de ave da família dos Phasianidae que pertence ao gênero dos Campocolinus.
-Reino: Animalia,
-Filo: Chordata,
-Classe: Aves,
-Ordem: Galliformes,
-Família: Phasianidae,
-Género: Campocolinus,
-Espécie: C. coqui,