Canto do Gavião-tesoura uma ave de rapina que possui uma cauda muito característica. Além disso, esta é uma espécie que vive em bandos de 5 a 10 indivíduos.
Hoje no blog dos pássaros vamos trazer aos nosso leitores o canto do Gavião-tesoura.
O gavião-tesoura é muito marcado pela forma que fica seu corpo quando voa, é uma ave de rapina espetacular. Seu nome é inspirado pelo “V” que forma sua longa cauda negra.
O corpo do gavião é delgado com pés e penas pequenos, tem patas com garras fortes, bico em forma de gancho e asas desenvolvidas. Com uma envergadura que chega a 120 cm.
No dimorfismo sexual, o fêmea possui um tamanho maior que o macho. Atingindo entre 52 a 66 cm de comprimento com um peso de 435 g. O macho pesa cerca de 407 g.
A ave constrói seu ninho com ramos, musgos, gravetos no alto de árvores. Chega a por de 2 a 3 ovos de cor branco ou creme, que ficam de 24 a 28 dias no período de incubação.
O gavião-tesoura se alimenta caçando aves, pequenos mamíferos, lagartos, artrópodes, entre outros. A ave tem o costume de capturar suas presas em voo.
O gavião-tesoura pode ser encontrado em áreas abertas, em bordas de florestas, matas de galeria. Vivendo em bandos de 5 a 10 indivíduos, com certos grupos chegando a até 30 indivíduos.
O gavião-tesoura ocorre em todo o Brasil, no sul dos Estados Unidos, América Central, Argentina e Paraguai.
Classificação científica do gavião-tesoura
O gavião-tesoura (Elanoides forficatus) é uma ave Accipitriforme da família Accipitridae, conhecido também como itapema, tapema, tesourão, gavião-das-taperas, entre outros.
-Reino: Animalia;
-Filo: Chordata;
-Classe: Aves;
-Ordem: Accipitriformes;
-Família: Accipitridae;
-Espécie: E. forficatus;