Canto do jacu-estalo é uma vocalização que se assemelha a um estalo, começando com um som profundo e grave, que é emitido de forma lenta e vai gradualmente aumentado em intensidade e volume.
Hoje no blog dos pássaros vamos trazer aos nossos leitores o canto do jacu-estalo.
O jacu-estalo mede entre 50 e 51 centímetros de comprimento e pesa entre 340 e 349 gramas. Além disso, lados da cabeça inclusive bochechas e as regiões auriculares, cortados de faixas pretas, sobre o fundo branco-arruivado.
Com relação ao dorso e penas coberteiras superiores das asas de colorido verde-bronzeado, sem mescla distinta de azul.
Em sua reprodução o casal jacu-estalo faz um ninho de galhos grossos, forrado de folhas verdes, a 2,5 metros de altura, ele põe 1 ou 2 ovos branco-amarelados.
Esta espécie se alimenta de insetos como a formiga, besouro e gafanhoto, escorpiões, aranhas, miriápodes, vermes, moluscos, camaleões e lagartixas.
É rara e habita florestas primárias altas, ele vive no chão a maior parte do tempo andando e pulando.
O jacu-estalo descansa regularmente, limpa suas penas e dorme, deitado no galho como uma galinha.
Muitas vezes é seguido por formigas de correição quando faz um estalo alto com o bico que lembra o bater de dentes poderosos de javalis ( queixada), hábito que deu origem a alguns de seus nomes populares, andar no chão lembra um quatipuru (esquilo).
O jacu-estalo pode ser encontrado na região Amazônica, sul da Bahia, Minas Gerais, Espírito Santo e, originalmente, também no norte do Rio de Janeiro.
Classificação científica do jacu-estalo
O jacu-estalo (Neomorphus) é uma ave da família Cuculidae, e da ordem Cuculiformes, conhecido também como acanati-de-bico-verde, taiaçuíra, taiaçuguira, aracuã-da-mata, jacu-estalo-de-bico-verde, aracuão, jacu-porco, jacu-queixada e jacu-bagunceiro.
– Filo: Chordata;
– Reino: Animalia;
– Género: Neomorphus;
– Classe: Aves;
– Ordem: Cuculiformes;
– Família: Cuculidae;