Canto do maria-faceira
O canto do maria-faceira mais comum, um kleeer-er assobiado alto e semelhante a uma flauta ou um assobio agudo, esganiçado e queixoso.
Muitas vezes dobrado ou pronunciado em série, wueeee, wueeee.
Hoje no blog dos pássaros vamos trazer aos nosso leitores o canto desta ave
A maria-faceira mede 53 a 64 cm de comprimento e pesa 521 a 546 g. A subespécie do sul é maior, mas tem um bico mais curto em proporção ao corpo.
A impressão geral de pássaros em pé é cinza, com pássaros voando mostrando partes traseiras brancas visíveis (parte inferior das costas, barriga e cauda).
Em ambas as subespécies, as partes superiores dos adultos, exceto a parte inferior das costas, são cinza-azuladas.
As penas dos lados da cabeça, lados do pescoço, peito e área escapular são basicamente brancas, mas são manchadas de ouro a amarelo, talvez pelo pó típico das garças ou por secreções da glândula preen ; a cor varia de ave para ave.
Na subespécie nominal, a coroa e a crista são pretas e as coberturas das asas superiores são cor de canela; a coroa e a crista são cinza-ardósia e as coberturas das asas superiores são cor de mel em adoptsmithi .
A maria-faceira habita os Llanos e a bacia do Orinoco da Colômbia e Venezuela . A subespécie sibilatrix habita o leste da Bolívia , Paraguai , oeste e sul do Brasil , Uruguai , Chile e nordeste da Argentina .
Registros recentes sugerem que ela pode estar expandindo sua distribuição para o norte e para o leste no Brasil .
Classificação cientifica do maria-faceira
A maria-faceira ( Syrigma sibilatrix ) é uma espécie de ave pelecaniforme da família Ardeidae típica da América do Sul .
-Reino: Animalia,
-Filo: Chordata,
-Aula: Aves,
-Ordem: Pelecaniformes,
-Família: Ardeidae,
-Subfamília: ardeinae,
-Gênero: Sirigma,
-Espécies: S. sibilatrix,