O canto do papa-piri empoleirado em cima de juncos ou ervas verticais , vocaliza um canto bastante musical, um rico gorgolejar triutu-tu, triutu-tu-tu-tu .
Hoje no blog dos pássaros vamos trazer aos nossos leitores o canto deste maravilhoso pássaro.
Mede entre 10 e 11,5 cm de comprimento, a plumagem tem 8 ou 9 cores é bem colorida. A coroa é preta com uma faixa vermelha central (quase sempre escondida) e uma faixa superciliar amarela dourada nas laterais.
Os lados do rosto com um triângulo preto-azulado desde o bico até os fones de ouvido. A parte de trás e as partes traseiras são verdes; as partes inferiores são amarelas brilhantes; o pescoço, branco; tem uma faixa preta parcial ao redor do peito; o crisoé avermelhado.
Sua cauda é curta com nadadeiras centrais pretas, as seguintes pretas com ponta branca e nadadeiras externas brancas (obvias em vôo).
Suas asas são curtas e arredondadas, as coberturas são cinza, as primárias cinza acastanhadas, as secundárias com bordas brancas formando uma ampla linha transversal branca.
Pernas pretas, bico preto fino, olhos azuis claros. A fêmea exibe cores mais suaves e os filhotes são menos coloridos que os adultos.
As aves das altitudes andinas são ligeiramente mais altas e têm as sobrancelhas mais largas, enquanto as aves da costa peruana podem ser mais brancas na parte inferior e têm as sobrancelhas mais verdes.
Classificação cientifica do papa-piri
Papa-piri (Tachuris rubrigastra) é uma ave da família dos Tyrannidae e pertence ao gênero dos Tachuris também conhecido como pássaro arco -íris
-Reino: Animalia,
-Filo: Chordata,
-Classe: Aves,
-Ordem: Passeriformes,
-Família: Tyrannidae,
-Gênero: Tachuris,
-Espécie: T. rubrigastra,