O canto da patativa é tão lindo que a ave se transformou num dos pássaros mais desejados no Brasil, se transformado em apelido para alguns cantores que vivem no nordeste.
Além disso, o canto da patativa também é popular na cultura brasileira sendo citada numa famosa música de Vicente Celestino, num poema de Cassimiro de Abreu e num romance de José de Alencar.
O tom do canto é reflexivo e se associa mais com uma perereca que propriamente com uma ave.
Hoje no blog dos pássaros vamos trazer aos nossos leitores o canto da patativa.
O macho na natureza, usa seu canto na temporada do acasalamento para demarcar o seu território.
Além disso, a patativa é um pássaro canora que possui um tamanho médio e na fase adulta pode chegar a atingir cerca de 10 cm de comprimento.
O bico da patativa tem uma cor que varia do preto ao amarelo passando pelo tom acinzentado.
A plumagem também é acinzentada, com a cauda e as assas mais escuras chegando ao preto, e quando a ave se preparar para voar podemos ver seu espelho branco embaixo de suas asas.
A patativa habita em campos com gramíneas altas, cerrados, vegetação à beira de rios, buritizais e outros locais pantanosos.
Classificação científica da patativa
A patativa (Sporophila plumbea) é um pássaro pertencente a família Thraupidae conhecido como patativa-da-serra, patativa-do-cerrado, patativa-da-amazônia, patativa-do-campo e patativa-verdadeira.
– Reino: Animalia;
– Filo: Chordata;
– Classe: Aves;
– Ordem: Passeriformes;
– Subordem: Passeri;
– Família: Thraupidae;
– Espécie: S. plumbea;
– Nome Científico: Sporophila plumbea;
Canto da patativa
O canto da patativa é um dos mais finos e melodiosos de nossa avifauna e ás vezes imita outras espécies, como por exemplo a do bem-te-vi.