O canto do periquito-de-asa-azul ocorre em voo, bandos que chegam a 20 indivíduos vocalizam um grito que ecoa por toda a floresta.
Além disso, é uma das espécies de aves mais raras encontradas no território nacional possui um tamanho que pode chegar até 21 centímetros, ele tem o verde como cor predominante, e o azul na base de suas assas.
Hoje no blog dos pássaros vamos trazer aos nossos leitores o canto do periquito-de-asa-azul.
O periquito-de-asa-azul se assemelha muito com o periquito verde, porém a faixa na cor azul em suas assas servem para diferencia-los. Essa é uma ave psitaciforme que chama a atenção por sua beleza.
O periquito-de-asa-azul tem sua população distribuída entre o sudoeste da Venezuela, o leste da Colômbia, ao norte da Bolívia e na Amazônia brasileira.
O periquito-de-asa-azul possui três subespécies diferentes. A primeira delas é Cyanoptera, as outras duas são a beniensis e o gustavi.
Dentro da sua alimentação, o periquito-de-asa-azul costuma se alimentar de sementes, frutas, verduras e legumes. Contudo, é indicado para as pessoas que a criam em casa que as alimente com rações especificas para o pássaro.
O periquito-de-asa-azul é comumente encontrado em ribeirinhas, floresta secundária e savanas. São pássaros que costumam viver em bandos de 10 a 20 indivíduos e emitem sons em voo coletivo, são considerados aves barulhentas.
Classificação científica do periquito-de-asa-azul
O periquito-de-asa-azul (Brotogeris cyanoptera) é um tipo de espécie de ave da família Psittacidae, conhecido também como periquito azul ou tuipara-de-asa-azul.
– Reino: Animalia;
– Filo: Chordata;
– Classe: Aves;
– Ordem: Psittaciformes;
– Família: Psittacidae;
– Subfamília: Arinae;
– Género: Brotogeris;
– Espécie: B. cyanoptera;
– Nome Científico: Brotogeris cyanoptera;