Canto do peto-verde
O canto do peto-verde tem menos frequência do que a maioria dos outros pica-paus nativos. Eles então produzem apenas vórtices silenciosos e irregulares.
Além disso o que chama a atenção, porém, é o distintivo canto territorial, que é expresso por ambos os sexos, mas mais intensamente pelo macho. Isso soa como uma risada alta ‘klu-klu-klu-klu-klu-klu-klu’.
Essa especie tem uma série de chamados um tanto nasalados, consistindo em até 20 sílabas, permanece no mesmo tom e torna-se mais rápido e um pouco mais silencioso no final. Uma conclusão clara e de duas sílabas ‘klu-uck’.
Hoje no blog dos pássaros vamos trazer aos nosso leitores o canto do peto-verde.
O peto-verde tem até 32 centímetros de comprimento e uma envergadura de até 52 centímetros. O lado superior é verde escuro, o lado inferior é verde claro claro a verde acinzentado.
A cabeça é marcada nas laterais por uma máscara facial preta que se estende do bico até atrás dos olhos, ganhando o popular apelido de Zorro Voador.
O topo da cabeça e o pescoço são vermelhos, a garupaverde amarelo. Já a região das orelhas, queixo e garganta são esbranquiçadas. As asas ou pinhões dos animais são manchadas de marrom-escuro, amarelado ou branco-acastanhado.
As penas da cauda são listradas de preto sobre um fundo cinza-esverdeado. As diferenças entre os sexos são pequenas, no macho a mancha da bochecha é vermelha com uma borda preta, na fêmea essa mancha da bochecha é preta sólida.
Os olhos do peto-verde verde são branco-azulados e seu bico e pés são cinza-chumbo. Machos e fêmeas têm o mesmo tamanho e peso. Capturados na Camargue pesavam em média 177 g (machos) ou 174 g (fêmeas), variando de 138 g a 201 g.
Classificação cientifica do peto-verde
Peto-verde (Picus viridis) é uma especie de ave da família dos Picidae, os únicos representantes do gênero Picus na Europa Central.
-Reino: Animalia,
-Filo: Chordata,
-Classe: Aves,
-Ordem: Piciformes,
-Família: Picidae,
-Género: Picus,
-Espécie: P. viridis,