O canto do rolieiro-cuco são sons e trinados de assobios e assobios, eles atraem a atenção mesmo a longa distância.
As chamadas estão entre as mais típicas da ilha. Com sua ampla gama de sons e trinados de assobios e assobios, eles atraem a atenção mesmo a longa distância.
Hoje no blog dos pássaros vamos trazer aos nossos leitores o canto do rolieiro-cuco.
O rolieiro-cuco tem um comprimento total de 40–50 cm; a subespécie nomeada é a maior, e L. d. gracilis o menor. Ao contrário dos rolos-cuco e rolos-de-chão , onde os sexos têm aparência idêntica, o rolo-cuco é sexualmente dicromático.
Os machos têm o peito e a cabeça maioritariamente cinzentos aveludados, mudando gradualmente para branco nas restantes partes inferiores.
O dorso, a cauda e as coberturas das asas são verdes iridescentes escuros com um tom arroxeado (especialmente nas coberturas das asas), e a coroa e a faixa dos olhos são pretas. As fêmeas são em sua maioria marrons, com partes inferiores claras fortemente manchadas de escuro.
Os juvenis são geralmente relatados como semelhantes a uma fêmea maçante, mas pelo menos os juvenis de L. d. gracilis são sexualmente dimórficos, e isso possivelmente também se aplica a outras subespécies.
O bico é robusto e os olhos ficam bem atrás no rosto. As pernas e os pés são pequenos e os pés têm uma estrutura incomum que confundiu muitos ornitólogos, mas agora é considerado zigodáctilo (dois dedos para a frente, dois dedos para trás).
Classificação cientifica do rolieiro-cuco
Rolieiro-cuco (Leptosomus discolor) é uma especie de ave da familia dos Leptosomatidae que pertence ao gênero dos Leptosomus.
-Reino: Animalia,
-Filo: Chordata,
-Classe: Aves,
-Ordem: Coliiformes,
-Família: Coliidae,
-Género: Colius,
-Espécie: C. castanotus,