O canto do sabiá-castanho é uma série de notas ásperas e de flauta que se alternam entre tons mais altos ou mais baixos, ele sempre canta no alto das árvores, sempre no meio das folhagens.
Hoje no blog dos pássaros vamos trazer aos nosso leitores o canto do sabiá-castanho.
Além disso, o sabiá-castanho mede entre 20 e 21 centímetros de comprimento e pesa entre 45 e 61 gramas, com corpo franzino e pés pequenos, esta ave apresenta a coloração da plumagem uniformemente marrom acastanhada na parte superior.
Com relação a garganta e peito também são castanhos, sendo que a garganta apresenta uma coloração ocrácea que inicia em uma área malar mais escura.
A parte inferior do tórax e do abdome são marrom-acinzentadas, o maxilar inferior é preto, o maxilar inferior é amarelo-alaranjado, os machos e fêmeas são semelhantes.
Esta espécie ocorre em uma grande região, superior a 20.000 km² de área, não sendo classificada como vulnerável pelo critério tamanho, mesmo levando em consideração a alta fragmentação da população e o pequeno número de locais onde a espécie ocorre.
Acredita-se que o declínio populacional não seja rápido o suficiente para aproximar a espécie do status de ameaçada de extinção.
Sempre foi considerada rara e a primeira menção de uma localidade confiável no Brasil data do final do século XIX.
Classificação cientifica do sabiá-castanho
O sabiá-castanho (Cichlopsis leucogenys) é uma ave passeriforme da família Turdidae, que pode ser encontrada na floresta de montanhas com população disjunta na América do Sul.
– Reino: Animalia;
– Filo: Chordata;
– Classe: Aves;
– Ordem: Passeriformes;
– Subordem: Passeri;
– Parvordem: Passerida;
– Família: Turdidae;
– Espécie: C. leucogenys;
Canto do sabiá-castanho