O canto do sabiá-preto é alto e pode ser visto em árvores com frutos dentro da floresta. O sabiá-preto mede entre 18 e 21 centímetros de comprimento e pesa cerca de 66 gramas, esta espécie apresenta distinto dimorfismo sexual.
Hoje no blog dos pássaros vamos trazer aos nosso leitores o canto do sabiá-preto.
Os machos têm plumagem toda preta com um belo brilho metálico, os olhos têm um estreito anel ocular amarelo claro, a íris é esbranquiçada, o bico, os tarsos e os pés são amarelo-alaranjados.
As fêmeas têm plumagem marrom, o queixo e a garganta são brancos ou amarelos, o peito e a barriga são mais cinzentos e claros do que as asas e o dorso.
A íris da fêmea também é cinza, as pernas e pés são amarelos, mas sua cor não é tão intensa quanto a do macho da espécie, seu bico é amarelo durante a época de reprodução, e fora dessa época é marrom-esverdeado escuro.
Além disso, os machos os sabiás-preto são pretos com olhos pálidos e bico e pernas laranjas, as fêmeas são marrom-escuro com bico escuro, sem anel ao redor dos olhos e com algumas manchas pálidas na barriga.
Contudo, para separa-lo de sabiás semelhantes, note especialmente a ausência de anel ao redor dos olhos de ambos os sexos, não é visto com frequência.
Classificação cientifica do sabiá-preto
O sabiá-preto (Turdus leucops) é uma ave passeriforme da família Turdidae, esse raro sabiá é encontrado em florestas de zona subtropical da Venezuela a Bolívia, geralmente entre 1000—2000 m.
– Reino: Animalia;
– Filo: Chordata;
– Classe: Aves;
– Ordem: Passeriformes;
– Subordem: Passeri;
– Parvordem: Passerida;
– Família: Turdidae;
– Espécie: T. leucops;
Canto do sabiá-preto