Início » Canto de Pássaros » Canto do saí-canário

Canto do saí-canário

canto do sai-canario

O canto do saí-canário não chama muita atenção, lembrando vagamente o do canário-da-terra-verdadeiro, porém menos intenso.

Além disso, o saí-canário é encontrado sozinho, em par ou em pequenos grupos de 3 ou 4 indivíduos e na Amazônia é encontrado próxima à água, mas no sul frequenta o topo das árvores, movimentando-se incessantemente.

canto do sai-canario
canto do sai-canario

Hoje no blog dos pássaros vamos trazer aos nossos leitores o canto do saí-canário.

O saí-canário é uma ave que mede cerca de 13,5 centímetros, e as características que tornam fácil a identificação desta ave são a cabeça amarelo alaranjada e o corpo cinza-esverdeado.

Além disso, estes tons variam conforme a subespécie, tornando-se mais ou menos amarelados ou acinzentados conforme a região.

O  saí-canário é uma ave que pode ser encontrado na América do Sul e em boa parte do Brasil nas regiões NE, CO, SE e S, no Norte é mais restrito aos ambientes de várzea do rio Solimões e alguns de seus grandes afluentes como o Madeira (AM, RO).

Ela vive sozinha, em pares durante a época de reprodução. Grupos de até 8 aves são formados em agosto e setembro, que podem ser aves migratórias migrando para o sul através do Pantanal.

Pouco se sabe sobre sua biologia, no entanto, como a razão para esta socialização ocasional é desconhecida.

Ocupa as camadas mais altas e intermediárias da floresta e raramente desce ao solo, move-se de forma característica, ziguezagueando pelos galhos e depois praticamente se solta do corpo e cai em direção ao tronco da árvore mais próxima.

Classificação cientifica do saí-canário

sai-canario
sai-canario

O saí-canário (Thlypopsis sordida) é um ave da família Thraupidae, também conhecido como saíra-canário, bonito-canário (São Paulo), canário-sapé e ituviara

– Reino: Animalia;
– Filo: Chordata;
– Classe: Aves;
– Ordem: Passeriformes;
– Subordem: Passeri;
– Parvordem: Passerida;
– Família: Thraupidae;
– Subfamília: Poospizinae;
– Espécie: T. sordida;

Canto do saí-canário

Sou Graduado em ornitologia pela (UFRJ) Universidade Federal do Rio de Janeiro, sou um amante da vida natural, é focado em sempre levar boas informações aos leitores.