Canto do socó dorminhoco possui notas altas e baixas, esta ave vive na natureza próximo quase em qualquer local onde haja água e peixes ou anfíbios, desde pequenos lagos artificiais até costões rochosos no mar.
Hoje no blog dos pássaros vamos trazer aos nossos leitos o canto deste maravilhoso pássaro.
O socó dorminhoco possui o alto da cabeça e o dorso negros, asas cinzentas, olhos grandes e vermelhos, e duas ou três penas nucais brancas.
Além disso, o imaturo, tem uma coloração marrom-clara malhada com tons mais escuros, pode ser confundido com o imaturo de socó-boi.
Além disso, esta ave mede cerca de 60 centímetros de comprimento, é interessante notar que o socó dorminhoco quando jovem apresenta uma cor amarelada nos olhos, que após adulta fica avermelhada.
O socó dorminhoco é uma ave que se alimenta de peixes, anfíbios, crustáceos, insetos, pequenos répteis e filhotes de outras aves.
Classificação científica do socó dorminhoco
O socó dorminhoco (Nycticorax nycticorax) é uma ave Pelecaniforme da família Ardeidae conhecido também como garça-cinzenta, sabacu, savacu-de-coroa, sabacu-de-coroa (Bahia), taquari ou taquiri (Pará), taiaçu (algumas regiões da Amazônia).
– Reino: Animalia;
– Filo: Chordata;
– Classe: Aves;
– Ordem: Pelecaniformes;
– Família: Ardeidae;
– Espécie: N. nycticorax;
– Nome Científico: Nycticorax nycticorax;