Canto do surucuá-de-barriga-vermelha uma ave da família Trogonidae que possui uma característica barriga vermelha, que dá inspiração ao seu nome.
Hoje no blog dos pássaros vamos trazer aos nosso leitores o canto do surucuá-de-barriga-vermelha.
O surucuá-de-barriga-vermelha tem aproximadamente 25 cm de comprimento com um peso que chega até 60 g. No que diz respeito a dimorfismo sexual, o macho tem uma barriga vermelha e a plumagem da cabeça em azul com um circulo amarelo ao redor dos olhos.
Já a fêmea tem a barriga vermelha com a plumagem da cabeça na cor cinza e com um anel branco ao redor dos olhos.
Além disso, ambos possuem uma cauda média com estriado branco em sua plumagem.
Por conta da plumagem azulada do macho, ele acaba se diferenciado da fêmea e sendo mais chamativo.
O surucuá-de-barriga-vermelha coloca de 2 a 4 avos amarelados ou azulados que tem um período de incubação de 18 dias. Além disso, a ave constrói seu ninho em cupinzeiros arborícolas ou até mesmo em vespeiros que estejam abandonados.
O surucuá-de-barriga-vermelha habita em terra firme, matas de galeria, vivendo em uma variedade de lugares como florestas de galeria, secundária, caatinga
O surucuá-de-barriga-vermelha é encontrada no Brasil em Mato Grosso, Maranhão, Minas Gerais, Pernambuco, Piauí Sergipe, Acre, Amazonas, Bahia entre outro. E vai até outros países da América do Sul como Argentina, Paraguai, Bolívia e Colômbia.
Classificação científica do surucuá-de-barriga-vermelha
O surucuá-de-barriga-vermelha (Trogon curucui) é uma ave trogoniformes da família Trogonidae, conhecida também como dorminhoco, perua-choca, maria-teresa, cancão-de-fogo, peito-de-moça e outros.
-Reino: Animalia;
-Filo: Chordata;
-Classe: Aves;
-Ordem: Trogoniformes;
-Família: Trogonidae;
-Espécie: T. curucui;