Canto do surucuá-dourado
Canto do surucuá-dourado uma ave da família Trogonidae, conhecida pela plumagem amarela de sua barriga, chamada também de perua-choca.
Hoje no blog dos pássaros vamos trazer aos nosso leitores o canto do surucuá-dourado.
A ave ocorre na Mata Atlântica chamando atenção pelas suas cores exuberantes. Principalmente o macho da espécie com o contraste entre o amarelo de sua barriga e o verde de parte do seu dorso e cabeça.
A ave foi descrita no ano de 1788 pelo naturalista alemão Johann Friedrich Gmelin, na edição melhorada da Systema Naturae de Carl Linnaeus.
O surucuá-dourado é endêmica do Brasil.
O surucuá-dourado tem aproximadamente entre 23 a 26 cm de comprimento pesando 55 gramas. O macho possui a parte superior das assas, a coroa, pescoço e peito em cor verde metálico.
Sua barriga assim como o da fêmea da espécie é na cor amarelo, o que serve de inspiração para o seu nome. Além disso, o macho também possui face escura com olhos castanhos e uma cauda que possui linhas brancas e pretas na parte inferior.
O dimorfismo sexual na espécie é bem aparente, mesmo ambos possuindo a cor da barriga em amarelo.
A fêmea assim como em outros espécies de surucuá tem uma coloração menos chamativa que o macho, possuindo plumagem marrom no lugar do verde.
A ave coloca aproximadamente três ovos em ninhos feitos dentro de partes ocas de árvores ou em cupinzeiros arborícolas.
O surucuá-dourado se alimenta principalmente de insetos, como gafanhotos, besouros e louva-a-deus. Além disso, também se alimenta de frutos.
O surucuá-dourado gosta de habitar em florestas tropicais úmidas de baixo nível, assim como também na parte profunda de sub-bosques.
Classificação científica do surucuá-dourado
O surucuá-dourado (Trogon rufus) é uma ave trogoniformes da família Trogonidae, conhecido também como perua-choca ou pata-choca.
-Reino: Animalia;
-Filo: Chordata;
-Classe: Aves;
-Ordem: Trogoniformes;
-Família: Trogonidae;
-Espécie: T. chrysochloros;