O canto do tiê-bicudo começa com uma série de notas baixas e termina com um trinado tche, tche, tche, tche, tche, tcherrrrrrrrrrrr, tcherrrrrrrrr, tiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiii.
No entanto, o canto do tiê-bicudo é emitido praticamente apenas pelo macho, é muito melodioso e apresenta considerável variação individual.
Além disso, tanto machos quanto fêmeas emitem um chamado semelhante ao canto da pipira-vermelha, porém com um timbre levemente metálico.
Hoje no blog dos pássaros vamos trazer aos nossos leitores o canto do tiê-bicudo.
O tiê-bicudo habita em florestas de várzea ao longo de rios e florestas de galeria, mas sempre próximo d’água, ele forrageia no estrato baixos, mas também pode pousar no topo de árvores.
O tiê-bicudo apresenta uma população pequena e uma grande dependência de ambientes alagados, seu habitat encontra-se extremamente ameaçado pela expansão de projetos de aproveitamento hidrelétrico na bacia do Alto Juruena.
Classificação científica do tiê-bicudo
O tiê-bicudo (Conothraupis mesoleuca) é uma ave que pertence a família Thraupidae, e esta considerado criticamente ameaçado de extinção pela IUCN e em perigo pela lista nacional de fauna ameaçada.
– Reino: Animalia;
– Filo: Chordata;
– Classe: Aves;
– Ordem: Passeriformes;
– Subordem: Passeri;
– Parvordem: Passerida;
– Família: Thraupidae;
– Subfamília: Tachyphoninae;
– Espécie: C. mesoleuca;
Canto do tiê-bicudo