Canto de Pássaros

Canto do trogon de peito laranja

Por Thomas Jeferson, em 24/02/2024 (atualizado em 20/02/2024)
Canto do Trogon de peito laranja

O canto do trogon de peito laranja geralmente começa com uma nota 1–3 “to (to to)” e depois 3–4 “tau-tau-tau” de tom uniforme.

As diferentes subespécies podem ter uma canção ligeiramente diferente; a canção masculina de H. o. stellae um kek tau-tau-tau-tau-tau de cinco notas com um kek-kek áspero repetido.

Hoje no blog dos pássaros vamos trazer aos nossos leitores o canto do trogon de peito laranja.

O trogon de peito laranja é uma ave de tamanho médio que mede entre 25 e 31 cm de comprimento e pesa cerca de 49 a 57 g. Os machos têm a cabeça amarelo-oliva opaca e uma cor castanha avermelhada que se estende da parte superior até a parte superior da cauda.

Abaixo da cauda o corpo é preto e branco. As primárias são pretas com barras verticais brancas e as coberturas das asas são barradas em preto. Há uma parte inferior do peito amarelo-laranja que fica mais clara à medida que se aproxima da cloaca.

Um anel de olho azul está presente. As fêmeas têm cabeça e partes superiores mais acinzentadas e peito cinza com ventre e cloaca amarelos. Ambos os sexos têm pés cinzentos com dois dedos apontando para trás, uma característica comum entre os trogons.

As subespécies podem diferir ligeiramente umas das outras; uniformis e dulitensis são menores que as demais subespécies e possuem, respectivamente, o peito mais amarelo ou verde; nias tem a coroa mais escura e o bico maior que os demais; stellae tem peito mais claro e cauda mais longa.

Classificação cientifica do trogon de peito laranja

trogon de peito laranja
trogon de peito laranja

Trogon de peito laranja (Harpactes oreskios) é uma especie de ave da família Trogonídeos que  pertence ao gênero dos Harpactos.

-Domínio: Eucariotos,
-Reino: Animalia,
-Filo: acordes,
-Aula: Aves,
-Ordem: Trogoniformes,
-Família: Trogonídeos,
-Gênero: Harpactos,

Canto do trogon de peito laranja

Canto do trogon de peito laranja | Pássaros Org

 

 

Sair da versão mobile