Canto do tucano-toco
O canto do tucano-toco é alto e emite séries irregulares de grunhidos, desde grrr até gruuuuuuuunkt, e o seu repertório de sons, também se incluem greeeeekt-eeeek e aaaaaaark-rk.
Hoje no blog dos pássaros vamos trazer aos nossos leitos o canto do tucano-toco.
O tucano-toco também pode ser encontrado no Cerrado e na Mata Atlântica pode-se encontrar a espécie em maior número, em rápidas visitas a pomares e árvores com frutos.
Além disso, os tucanos-toco com a demais espécies, junto com as araras e papagaios, um dos símbolos mais marcantes das aves do continente sul-americano.
Esta é uma ave colorida, e o formato e tamanho do bico chamam a atenção com facilidade, tornando-os inconfundíveis.
O tucano-toco possui característica marcante como um enorme bico alaranjado com uma mancha negra na ponta.
Com relação a sua plumagem é negra, destacando-se o papo e o uropígio brancos, além do crisso manchado de vermelho.
O tucano-toco se destaca também a área de pele nua de cor laranja ao redor dos olhos e as pálpebras azuis.
Já 0 seu bico amarelo-alaranjado de tecido ósseo esponjoso, que mede cerca de 20 centímetros, é duro e cortante, sendo usado como uma pinça para capturar alimento.
Apesar de ser uma ave de grande porte o tucano-toco, é muito leve, devido à estrutura interna, onde existem grandes espaços vazios.
No entanto para ingerir o alimento, ele lança-o para trás e para cima, em direção à garganta, enquanto abre o bico para o alto.
Classificação científica do tucano-toco
O tucano-toco (Ramphastos toco) é uma ave conhecida como Tucanuçu, esta é a maior espécie de tucanos, vivendo em todo o Brasil central e partes da Amazônia.
– Reino: Animalia;
– Filo: Chordata;
– Classe: Aves;
– Ordem: Piciformes;
– Família: Ramphastidae;
– Espécie: R. toco;
– Nome científico Ramphastos toco;
Canto do tucano-toco
Habitat e distribuição geográfica
Esta espécie de tucano possui uma ampla distribuição no território brasileiro, encontrada principalmente em dosséis da Floresta Tropical da América do Sul do bioma do Cerrado e da Mata Atlântica.