Canto do tuim
Canto do tuim a menor ave da família dos papagaios e periquitos no Brasil, que possui um chamado agradável e constante.
Hoje no blog dos pássaros vamos trazer aos nosso leitores o canto do tuim.
O Tuim é uma ave da família dos papagaios com o corpo todo verde, um pouco mais escuro nas costas mede 12 centímetros de comprimento e pesa em media 26 gramas.
Já o bico deste pássaro é pequeno e cinza claro, ele também possui dimorfismo sexual, uma característica rara nas espécies brasileiras da família.
Já o macho é verde-amarelado, com uma grande área azul na superfície inferior da asa e no baixo dorso, e em algumas penas na dobra da asa, ombros, parte inferior das costas, e coberteiras caudais são de uma cor azul-violeta.
No entanto, já na testa, coroa e lados da cabeça mais esverdeados, a parte inferior da cauda verde.
Por outro lado a fêmea é totalmente verde, sendo amarelada na cabeça e nos flancos, ela possui a cauda curta forma a silhueta característica e diferencia o tuim do periquito.
Esta ave prefere as áreas semiabertas, florestas, mata Atlântica, vegetação de porte médio a alto, matas ou florestas que formam corredores ao lado dos rios.
Também podem ser encontrados em matas ciliares, de araucária, subtropicais, restinga, mata de riparia ou ribeirinha.
Campos ou campinaranas, caatinga, cerrado, áreas onde basicamente houve ou há ação do homem, pantanal, manguezais, e ilhas fluviais.
Um fato interessante sobre o tuim ele considerado o menor psitacídeo do Brasil, país mais rico do mundo nesta família de aves, cujos maiores representantes são as araras.
Além disso, o macho tem grande área azul na asa e no baixo dorso, enquanto a fêmea é quase totalmente verde, com área amarelada na cabeça e nos flancos
Classificação científica do tuim
O Tuim (Forpus xanthopterygius) é uma ave pertencente à família dos psitacídeos, também chamado popularmente de cuiúba, chuim, periquitinho, pacu, papacum, periquitinho de são josé, papacu, tuí e periquito da quaresma.
-Reino: Animalia;
-Filo: Chordata;
-Classe: Aves;
-Ordem: Psittaciformes;
-Família: Psittacidae;
-Espécie: F. xanthopterygius;