O canto do uirapuru tangará mais frequente é um forte assobio que soa com um “iiiuu” prolongado, nasal e descendente.
Hoje no blog dos pássaros vamos trazer aos nossos leitores o canto deste maravilhoso pássaro.
O uirapuru tangará mede 11,5 cm de comprimento, sem considerar os 4 cm dos filamentos da cauda no macho e 2,5 cm na fêmea. 7 Esta espécie tem forte dimorfismo sexual .
O belo macho tem a coroa e a nuca vermelhas brilhantes, o resto das costas é preto; branco das penas de vôo internas vistas principalmente em vôo; os chifres das penas da cauda se projetam como filamentos únicos que se curvam para cima e para dentro.
A testa, rosto e partes inferiores são amarelo brilhante. Fêmea verde-oliva na parte superior, um pouco mais clara na parte inferior, ventre amarelo-claro; a cauda é como a do macho, mas mais curta.
É encontrado a montante no oeste da Bacia Amazônica e nos países vizinhos, ao norte do Peru , a leste do Equador , na Colômbia e nas partes sul e oeste da Venezuela .
Na Venezuela, distribui-se a montante na bacia do rio Orinoco , mas não nos 1.300 km finais, e sua distribuição na Venezuela continua ao redor da cordilheira dos Andes até a costa noroeste.
No noroeste do Brasil , a espécie ocorre desde Roraima e oeste do Amazonas até Venezuela e Colômbia ., e sudoeste de Rondônia e Acre para Peru e Equador .
Esta espécie é bastante comum no sub- bosque de florestas de várzea e próximo a cursos d’água em florestas de terra firme ; na Venezuela também perto de água em florestas decíduas e de galeria . Principalmente abaixo de 500 m de altitude .
Classificação cientifica do uirapuru tangará
Uirapuru tangará(Pipra filicauda) é uma espécie de ave passeriforme pertencente ao gênero Pipra da família Piprididae.
-Reino: Animalia,
-Filo: Chordata,
-Aula: Aves,
-Ordem: Passeriformes,
-Família: Pipridae,
-Gênero: Pipra,
-Espécies: P. filicauda,