O Canto do vira-folha tem estrofes prolongadas, trinado de assovios límpidos em sequência levemente ondulada lembrando o canto do canário-do-reino e de papa formigas, como Myrmoborus ou Merulaxis. Chamado: “Spix, Spix”.
Hoje no blog dos pássaros vamos trazer aos nossos leitores o canto do vira-folha.
O vira-folhas mede entre 17,5 e 20 cm de comprimento e pesa entre 30 e 41 g .
Sua plumagem é marrom-escura na parte superior, com garupa castanha ruiva e cauda enegrecida; o peito é marrom-avermelhado e a garganta esbranquiçada, com listras escuras nas populações do sul, mas não nas do norte; abaixo é marrom acinzentado.
Seu bico é de cor escura e com a ponta levemente curva. Ambos os sexos têm uma aparência semelhante.
O vira-folha constrói ninhos em ravinas existentes, de onde escava uma ampla galeria, onde faz um colchão de folhas secas bem entrelaçadas, os ovos são de cor branca.
Distribui-se no leste e sul do Brasil, sul do Paraguai e extremo nordeste da Argentina, com população isolada no nordeste do Brasil.
Esta espécie é considerada incomum em seu habitat natural , no solo ou próximo a ele, em florestas úmidas tropicais e subtropicais e florestas montanas de até 1.500 m de altitude .
Classificação cientifica do vira-folha
Vira-folha (Sclerurus scansor) é uma ave da família dos Thraupidae que pertence ao gênero dos Microspingus também conhecida como monterita costeira.
-Reino: Animalia,
-Filo: Chordata,
-Classe: Aves,
-Ordem: Passeriformes,
-Família: Furnariidae,
-Gênero: Sclerurus,
-Espécies: S. Scansor,