Canto de Pássaros

8 Cantos de aves noturnas mais comum

Por Alan Costa, em 07/11/2022 (atualizado em 08/11/2022)
cantos de aves noturnas

Descubra quais são os cantos de aves noturnas comuns no Brasil e no mundo todo, e se surpreenda com as suas melodias misteriosas.

Hoje no blog dos pássaros vamos trazer aos nosso leitores algumas informações sobre os cantos de aves noturnas e as lendas que eles tem.

cantos de aves noturnas
cantos de aves noturnas

Algumas pessoas acham o som da natureza assustador, mais já outras gostam disso para ter uma noite de sono relaxante.

Além disso, alguns estudos mostraram que algumas aves são caracterizadas por um repertório de canto mais alto, mais rápido ou maior.

O habitat dessas espécies tem maior chance de abundância de alimentos ou até mesmo chances de reprodução.

 Cantos de aves noturnas mais comum

Sabiá-laranjeira

sabia-laranjeira ( turdus rufiventris)
sabia-laranjeira ( turdus rufiventris)

O Sabiá-laranjeira ( Turdus rufiventris) é muito conhecido no território brasileiro pela cor laranja e pelo belo canto melodioso.

Além disso, essa espécie é tão famosa no Brasil que se tornou inspiração para muitos artistas, como Luiz Gonzaga, Carlos Drummond de Andrade e Tom Jobim.

O canto do sabiá-laranjeira é muito apreciado por se parecer com o som de uma flauta, ele é um dos muitos pássaros que cantam à noite, ao nascer e pôr do sol, esse som também é usado para marcar território e atrair as fêmeas.

Canto do sabiá-laranjeira

https://www.passaro.org/wp-content/uploads/2022/07/canto-do-sabia-laranjeira.mp3?_=1

Urutau

Urutau (Nyctibius)
Urutau (Nyctibius)

O urutau (Nyctibius) também esta na lista de cantos de aves noturnas comuns o seu canto à noite tem a fama de ser o mais assustador.

Também conhecido como mãe-da-lua, esse pássaro típico do Mato Grosso e da Amazônia, ele é cercado de crenças, como o seu nome em tupi, que significa “ave fantasma”.

urutau é muito encontrado nas bordas da floresta, dos cerrados e dos campos arborizados, ainda assim, é possível vê-lo em locais mais abertos.

Além disso, uma curiosidade é que a tonalidade dele o faz ser facilmente confundido com um tronco de árvore, o canto do urutau é melancólico e fúnebre, por isso chega a ser considerado assustador por muitas pessoas, geralmente, ele só é escutado durante a noite.

Canto do urutau 

https://www.passaro.org/wp-content/uploads/2022/07/canto-do-urutau.mp3?_=2

 

Assum preto

assum preto (gnorimopsar chopi)
assum preto (gnorimopsar chopi)

O Assum preto (Gnorimopsar chopi) só canta no período da noite, em várias partes do Brasil, por isso criadores furam os olhos do animal para ele viver em uma escuridão eterna e cantar dia e noite.

Canto do assum preto

https://www.passaro.org/wp-content/uploads/2022/11/canto-do-assum-preto.mp3?_=3

 

Tordo-eremita

Tordo-eremita (Catharus guttatus)
Tordo-eremita (Catharus guttatus)

O tordo-eremita (Catharus guttatus) também esta na lista dos cantos de aves noturnas, este belo pássaro reproduz uma música com assobios e vários outros sons.

Além de ser um pássaro noturno ele canta de noite, mas também é possível ouvi-lo ao amanhecer, o tordo-eremita é marrom avermelhado e não pode ser encontrado no Brasil.

Canto do tordo-eremita

https://www.passaro.org/wp-content/uploads/2018/10/X2Convert.cc-PASSARO-TORDO-EREMITA-320-kbps.mp3?_=4

Rouxinol comum

Rouxinol comum (Luscinia megarhynchos)
Rouxinol comum (Luscinia megarhynchos)

O Rouxinol comum (Luscinia megarhynchos) também faz parte do grupo de aves que cantam à noite.

Esta é uma espécie encontrada na Europa, na Ásia e na África, ele tem um canto bem exótico e difícil de esquecer, com uma melodia parecida com uma flauta.

rouxinol comum canta por horas, e a canção pode ser escutada de longe, esse único passarinho é capaz de reproduzir mais de 200 canções durante a noite, essa espécie não costuma ficar se mostrando, estando sempre escondida entre folhas e arbustos.

Canto da rouxinol comum

https://www.passaro.org/wp-content/uploads/2018/10/Canto-do-Rouxinol.mp3?_=5

 

Coruja de celeiro

coruja de celeiro (tyto furcata)
coruja de celeiro (tyto furcata)

A coruja de celeiro (Tyto furcata) assim como as demais são aves noturnas bastante comum, esta espécie pode ser  encontrada em todos os continentes, com exceção da Antártica.

Além disso, o canto não é um dos mais harmoniosos, e pode ser alto e estridente, parecido com um grito.

A coruja de celeira, assim como todas as outras espécies de corujas, são aves noturnas, e o canto desse animal pode ser ouvido durante a noite, já os filhotes apenas sussurram para chamar a atenção dos pais.

Canto da coruja de celeiro

https://www.passaro.org/wp-content/uploads/2022/11/canto-da-coruja-de-celeiro.mp3?_=6

Curiango-comum 

Curiango-comum (Nyctidromus albicollis)
Curiango-comum (Nyctidromus albicollis)

O Curiango-comum (Nyctidromus albicollis) também esta na lista dos cantos de aves noturnas  essa espécie é bastante conhecida como ccuriango ou amanhã eu vou.

Como mencionado na música de mesmo nome composta por Beduíno em colaboração com o grande Luiz Gonzaga. Seu canto pode ser considerado assustador e penetrante, e pode ser ouvido por horas à noite.

Canto do curiango-comum

https://www.passaro.org/wp-content/uploads/2022/11/Canto-do-curiango-comum.mp3?_=7

Kakapo

Kakapo ( Strigops habroptilus)
Kakapo ( Strigops habroptilus)

O kakapo ( Strigops habroptilus) é uma espécie de papagaio australiano, os mais robustos da espécie, não são capazes de voar devido ao peso.

Eles estão nas listas dos cantos de aves noturnas, os kakapos são predominantemente verdinhos e possuem hábitos noturnos, o que os ajudam a ficar longe de muito predadores, já que a espécie corre risco de extinção.

Canto do kakapo

https://www.passaro.org/wp-content/uploads/2019/01/canto-do-kakapo.mp3?_=8
Sair da versão mobile