Capitão-castanho: características, reprodução, habitat, alimentação e canto
Capitão-castanho (Attila phoenicurus) é uma espécie de pássaro silvestre que pertence a família Tyrannidae, também conhecido como tinguaçu-castanho e tinguaçu-de-cauda-vermelha.
Hoje no blog dos pássaros vamos trazer aos nossos leitores algumas informações sobre essa maravilhoso pássaro e origem.
O capitão-castanho é considerada rara a incomum em seu habitat reprodutivo natural, o dossel e o subdossel das florestas úmidas da Mata Atlântica, até 1500 m de altitude.
O capitão-castanho é uma espécie que faz migrações no período não reprodutivo, não vocaliza e, portanto, raramente é registrado.
Características do capitão-castanho
O capitão-castanho tem cerca de 17,6 centímetros, e tem cabeça e nuca cinzentas, partes superiores marrom avermelhadas, partes inferiores ocráceas e o peito em tons mais escuros.
Além disso, esta espécie pode ser facilmente confundido com tinguaçu-de-barriga-amarela na região amazônica, diferindo-se deste por ter o bico um pouco menor, menos contraste no baixo dorso e pela garganta com algum branco abaixo da mandíbula.
Alimentação
Esta espécie se alimenta de frutinhas.
Habitat
Esta ave habita na mata e nas copas, e costuma abanar a cauda para frente e para trás.
Além disso, o capitão-castanho costuma migrar do Sudeste para o Norte, podendo chegar até Roraima.
Canto do capitão-castanho
O canto do capitão-castanho emiti ritmicamente o seguinte som bi…bi…bí…bit…
Além disso, esta ave normalmente fica pousado sem mexer, o canto do capitão-castanho é ouvida longe com assobios em som de fee-fee-fii repetidos por longos períodos e o dia todo.
Distribuição geográfica
O capitão-castanho pode ser encontrado no Rio de Janeiro, São Paulo, Minas Gerais, Paraná, Rio Grande do Sul e no Brasil centro-ocidental.