Capuchinho-multicor: origem, características, reprodução, alimentação, canto e habitat
O capuchinho-multicor ( Lonchura quinticolor) é uma espécie de ave que pertence a família Estrildidae, encontrado em grupos, às vezes com outros tentilhões, no solo ou próximo a ele em campo aberto, incluindo terras de cultivo, pastagens, matagais, clareiras florestais e áreas muito pouco arborizadas, em planícies e contrafortes.
Hoje no blog dos pássaros vamos trazer aos nossos leitores algumas informações sobre essa maravilhoso pássaro e origem.
O capuchinho-multicor é uma espécie comum de tentilhão estrildid encontrado nas Pequenas Ilhas da Sonda, o status da espécie é avaliado como Pouco Preocupante.
Estas aves possuem hábitos diurnos, que se deslocam aos pares ou em pequenos grupos familiares, passando a maior parte do dia na relva ou no chão à procura de alimento, enquanto durante a noite procuram abrigo entre as árvores.
Origem
O capuchinho-multicor é uma ave nativa da Índia e depois se dispersado (em direção aos habitats da África e do Oceano Pacífico).
Características do capuchinho-multicor
O capuchinho-multicor é uma ave pequeno robusto com um bico grande característico, atarracado e de forma cônica.
Além disso, esta espécie tem a coloração é branca no peito e no ventre, castanha no dorso, asas e cauda, de cor avelã quente na garupa e preta na cabeça e na parte inferior, com presença de um matiz castanho-arroxeado decisivo na face e acinzentado nuances no vértice e nuca.
Enquanto o babador da garganta é preto escuro, dessas cinco cores derivam o nome científico e o nome comum da espécie, os olhos são castanhos escuros, as pernas são acinzentadas, o bico é cinza-azulado.
Reprodução do capuchinho-multicor
O período reprodutivo do capuchinho-multicor geralmente coincide com o final da estação chuvosa, ambos os parceiros colaboram na construção do ninho, que é uma estrutura esférica composta por material fibroso de origem vegetal, localizado na vegetação densa ou no canavial.
Além disso, a fêmea põe de 5 a 6 ovos, que são incubados alternadamente por ambos os parceiros por 14 a 16 dias, até os filhotes, cegos e sem penas ao nascer, são cuidados por ambos os pais e são capazes de voar já cerca de 2-3 semanas após a eclosão, embora seja difícil para eles deixar o ninho antes do mês de vida.
Alimentação
Esta espécie se alimenta de sementes de gramíneas e arroz ainda imaturas ou recém-germinadas, muitas vezes colhidas diretamente da planta essas aves ainda integram sua alimentação com bagas, brotos, frutos e pequenos insetos voadores.
Habitat
O capuchinho-multicor habita muitos habitats diferentes, mesmo em paisagens artificiais, florestas, matagais e habitats de pastagens húmidas.
Canto do capuchinho-multicor
O canto do capuchinho-multicor emite notas as chamadas “wi-wi-wi-wi” fracas e agudas e notas “tririp” mais altas.
Distribuição geografica
Esta espécie pode ser encontrada pela Indonésia e Timor-Leste (desde Lombok até Tanimbar ), em diversos habitats.