Cara-dourada ( Phylloscartes roquettei ) é uma ave que pertence a família Tyrannidae, é uma espécie considerada criticamente ameaçada de extinção.
Além disso, esta espécie permaneceu por mais de 50 anos conhecida apenas de sua localidade tipo em Minas Gerais (Brejo Januária), onde foi coletado em 1926.
Hoje no blog dos pássaros vamos trazer aos nosso leitores algumas informações sobre essa maravilhoso pássaro e origem.
Características do cara-dourada
O cara-dourada é um pássaro pequeno com a cauda longa, e possui as costas verde-oliva, ventre amarelado com duas barras amarelas nas asas.
Esta espécie se distingue de outras espécies do gênero Phylloscartes por ter a região supraloral ocre.
Além disso, a testa amarela e os olhos com anel periocular claro, coroa e dorso amarelo esverdeado, as asas têm margens escuras com margens amareladas e listras levemente amareladas.
A garganta é amarela; peito e ventre amarelo claro, a cauda é esverdeada, delgada e levemente blindada como seus parentes, o bico é pequeno, cônico e escuro, tarsos e pés cinza escuro.
Alimentação
O cara-dourada se alimenta principalmente de pequenos insetos que captura por meio de manobras aéreas no estrato médio da floresta.
Habitat
Esta espécie vive em florestas secas, matas de galeria, áreas de lajedos e enclaves rochosos, esta espécie está ameaçada de extinção pela perda de seu habitat.
Fotos do cara-dourada
Canto do cara-dourada
Distribuição geografica
O cara-dourada é endêmica do Brasil, onde pode ser encontrada nos vales do São Francisco e Jequitinhonha, no estado de Minas Gerais.