Caracaxá (Megaceryle torquata) é um pássaro da família Alcedinidae conhecido também como martim pescador, ariramba-grande, martim-cachá, matraca, martim-cachaça e cracaxá.
Hoje no blog dos pássaros vamos trazer aos nosso leitores algumas informações sobre essa maravilhosa ave e origem.
Além disso, o caracaxá é um pássaro pequeno é o representante mais comum no Brasil.
Esta espécie vive ao longo de rios, lagos e orla marítima, mangues, embocaduras de rios, em florestas ou áreas abertas, onde haja árvore para o pouso.
O caracaxá tem penas de cores vivas, como seu nome indica, ele pesca para obter alimento, embora também capture presas em terra.
Existem aproximadamente noventa espécies de martim em todo o mundo, a maioria vive em regiões quentes, à beira de rios e lagos.
Características do caracaxá
O caracaxá é um pássaro pequeno que chegam a medir até 42 centímetros de comprimento, possuindo a cabeça e dorso cinza-azulados, nuca e garganta brancas, partes inferiores castanhas.
Além disso, este pássaro tem corpo robusto e a sua plumagem apresenta diversas cores.
Muitas espécies têm penas azuis nas costas e avermelhadas ou brancas na barriga.
Algumas possuem um penacho no topo da cabeça, a cauda curta do martim-pescador permite que ele se vire com facilidade quando está submerso.
Seu bico em forma de punhal ajuda-o a capturar peixes, insetos e outros alimentos, espetando-os.
Para pescar, o caracaxá mergulha na água em um movimento rápido e quando caça em terra, vai à procura de lagartos e insetos.
Outra característica é o fato de perseguirem e atacarem uns aos outros em pleno ar.
Reprodução do caracaxá
O casal caracaxá geralmente constrói seu ninho na margem de um rio acima do nível da água.
Esculpe um túnel de cerca de 80 cm de comprimento, que pode ou não camuflar sua entrada.
Costuma colocar 3 a 5 ovos brancos medindo cerca de 24 por 19 milímetros abaixo. do túnel.
O período de incubação noturno é de responsabilidade da fêmea, durante o dia alterna com o macho.
Como de costume na família, o período de incubação é das 19h às 21h. dias e os pais cuidam dele os jovens.
Alimentação
O caracaxá para se alimentar ele pousa na vegetação à beira d’água (entre 1 e 3 metros de altura), de onde observa suas presas antes de mergulhar.
Além disso, ás vezes paira no ar antes de mergulhar, come peixes de 3 a 5,5 centímetros e crustáceos, sendo uma espécie de hábitos alimentares mais generalista.
Hábitat
O caracaxá é a espécie mais comum no Brasil, ele habita os lagos com rica vegetação aquática, beira de rios pequenos e grandes, manguezais; adapta-se até em pequenas coleções d’água tomada por vegetação palustre, como aguapés e outras plantas aquáticas.
Canto do caracaxá
Fotos do caracaxá
Curiosidades
As histórias sobre o caracaxá e o homem variam de acordo com a espécie e a área em que são encontrados.
No caso do Little Martin Oriental, poderia ser considerado um mau presságio por uma tribo nativa de Bornéu, se é tão importante.
Na hora de sair para realizar atividades, um pássaro desta espécie será cruzado, eles volte para casa, pois é provável que o evento sofra um revés.
Mas outras tribos acreditam que o caçador de caracaxá é o portador da boa notícia.
Lembre-se que esses eventos variam de acordo com os costumes de cada um tribo ou religião que admiravam, variavam e protegiam como se fossem deuses ou espécies sagradas de grande virtude para um grupo em geral.