Caraúna: características, reprodução, alimentação, alimentação e habitat
A caraúna (Plegadis chihi) é uma espécie de ave da família Threskiornithidae, também é conhecida como curicaca, curicaca-parda, guaraúna, maçarico-preto e tapicuru.
Hoje no blog dos pássaros vamos trazer aos nosso leitores algumas informações sobre essa maravilhoso pássaro e origem.
A caraúna chega a medir 53 cm de comprimento, com plumagem castanho-escuro e asas e cauda verdes violáceo-purpúreas, bico e pés escuros e íris vermelha.
Características da caraúna
A caraúna mede de 43 a 65 centímetros e pesa cerca de 610 gramas, a sua plumagem é castanho-escuro com lustro verde e purpúreo metálico no dorso, asas, cabeça e pescoço.
Uma borda de penas brancas envolve a pele facial rosa a vermelha, as patas são avermelhadas, a cauda é curta e tem os mesmos reflexos do dorso.
A cabeça, pescoço e peito são ligeiramente mais claros e listrados de branco, a área orbital é desprovida de penas e mostra uma pele avermelhada, os olhos são vermelhos.
O macho apresenta a pele ao redor da área orbital com plumagem branca na época de reprodução e é geralmente colorida em tons de marrom, e a plumagem do sexo feminino é idêntica à do sexo masculino.
Reprodução da caraúna
A caraúna se reproduz em pântanos, arbustos ou árvores, especialmente em ilhas com vegetação, a colônia de nidificação é muitas vezes misturada com outras espécies de aves aquáticas.
Além disso, os ninhos construídos no chão são normalmente tecidos de junco seco, cujo interior é decorado com plantas e folhas aquáticas, enquanto aqueles em árvores são construídos de galhos e ramos.
Com relação a quantidade de ovos em uma postura é de três ou quatro, que apresentam coloração turquesa, o período de incubação é de cerca de 21 dias e é feita por ambos os pais.
E os seus filhotes são alimentados pelo casal, por 4 semanas, após este tempo eles saem do ninho e se juntam ao grupo familiar.
Alimentação
Esta espécie de ave se alimenta no raso de lagos, lagoas, rios e terras inundadas, e também em campos de alfafa e arroz quando inundados.
Eles comem peixes e vários pequenos vertebrados e invertebrados aquáticos e também se alimenta de algumas sementes, como grãos de arroz.
Habitat
A caraúna habita terras úmidas e todos os tipos de terra agrícola, se reúne-se ao redor de riachos, lagos e outras fontes de água, algumas populações migram entre as áreas de cria e de inverno, mas outras, especialmente aquelas da América do Sul, permanecem na mesma área ao longo do ano.
Fotos da caraúna
Distribuição geográfica
A caraúna pode ser encontrado no Peru, Brasil, Chile, Argentina, México e Estados Unidos. No Brasil, no sul, sudeste e em partes do Centro-Oeste (Pantanal), onde é migratório.