Carcará carunculado: características, habitat, reprodução, alimentação e canto
Carcará carunculado ( Phalcoboenus carunculatus ) é uma espécie de ave de rapina da família Falconidae que pertence ao gênero dos Phalcoboenus.
A espécie vive nos Andes sul-americanos da Colômbia e do Equador. O estoque é classificado como Pouco Preocupante pela IUCN .
Hoje no blog dos pássaros vamos trazer aos nosso leitores algumas informações sobre essa maravilhoso pássaro e origem.
Características do carcará carunculado
O carcará carunculado atinge um comprimento corporal de cerca de 51-56 centímetros, o lado superior brilha em preto com as penas da cabeça dobradas para trás.
Os abrigos da cauda superior e uma grande mancha no final da cauda são brancos, partes das partes inferiores pretas são estriadas de branco, enquanto a barriga e as coberturas infracaudais são totalmente brancas.
Além disso em voo, os élitros inferiores e a base das penas de voo são brancas, as penas de vôo pretas restantes são intercaladas com manchas brancas espaçadas, os pássaros têm uma íris marrom escura.
A cera, o rosto enrugado e a parte superior da garganta são avermelhados a vermelho-alaranjado, enquanto as pernas são amarelo claro, o bico é cinza-azulado.
A plumagem dos pássaros adolescentes difere significativamente dos espécimes adultos: os juvenis são fulvos a castanhos escuros com algumas manchas brancas na cabeça e nas partes inferiores.
As coberturas superiores da cauda são esbranquiçadas com algumas exceções acastanhadas, em vôo, uma mancha amarelada pálida pode ser vista na base das primárias, a cabeça nua e as pernas são escuras.
Habitat do carcará carunculado
O carcará carunculado é encontrado nos Andes, do sudoeste da Colômbia ao sul do Equador.
Habita a zona temperada acima da linha das árvores , onde a paisagem é páramo ou pastagens com arbustos esparsos. Em elevação, varia principalmente entre 3.000 e 4.000 m, mas foi registrado até 4.700 m.
Reprodução do carcará carunculado
O carcará carunculado costuma desovar nos meses de setembro e outubro, embora existam registros posteriores. Geralmente constrói um ninho de gravetos na borda de um penhasco, mas já foi registrado um em uma árvore.
O tamanho da ninhada geralmente é de dois ovos. O período de incubação, o tempo até o nascimento e os detalhes dos cuidados parentais não são conhecidos.
Alimentação do carcará carunculado
Sua dieta inclui vermes, insetos e suas larvas, outros invertebrados, anfíbios, pequenos lagartos e mamíferos, filhotes de pássaros, carniça e matéria vegetal como grãos.
Canto do carcará carunculado
No início de 2023, a Biblioteca Macaulay do Cornell Lab of Ornithology tinha apenas uma gravação de chamados de vôo de carcará carunculado. Xeno-canto o tinha e mais duas gravações. Um é “assobio ásperos e estridentes” e o outro uma “longa série de notas ásperas”.