Carpodaco de olhos rosados: características, habitat, reprodução, alimentação e canto
Carpodaco de olhos rosados (Carpodacus rhodochrous) é um passeriforme da família dos tentilhões que pertence ao gênero dos Carpodacus.
Ele habita o Himalaia da Caxemira ao oeste de Sikkim , onde é encontrado em florestas, arbustos anões e em encostas gramadas.
Hoje no blog dos pássaros vamos trazer aos nossos leitores algumas informações sobre essa maravilhoso pássaro e origem.
O carpodaco de olhos rosados foi descrito em 1831 como Fringilla rodochroa . Alguns autores ainda usam o epíteto original rodochroa, outros usam a forma declinada e ortograficamente ajustada rhodochrous correspondente ao nome do gênero Carpodacus.
Características do Carpodaco de olhos rosados
O carpodaco de olhos rosados mede 14–15 cm de comprimento, pesando 16–20 g. São aves de aspecto robusto, dotadas de cabeça arredondada com olhos grandes e bico robusto e cónico, asas alongadas e cauda ligeiramente bifurcada.
Também nesta espécie pode-se observar um evidente dimorfismo sexual : a plumagem , de fato, apresenta diferenças substanciais nos dois sexos.
Os machos, de fato, têm sobrancelhas (daí o nome comum ), têmporas, bochechas, garganta, peito, barriga e nádegas de uma cor rosa forte, enquanto a frente, vértice, nuca e dorso são marrons, com as penas soltas orladas de cor mais clara (como normalmente observado entre os carpodacini) e asas e cauda enegrecidas.
Das laterais do bico parte uma fina faixa marrom que chega até o olho e se estende pelas laterais do pescoço até se juntar ao marrom dorsal, separando o rosado das sobrancelhas do facial e ventral.
As fêmeas, por outro lado, carecem de qualquer vestígio do pigmento rosa, apresentando uma libré sóbria dominada por tons de castanho-amarelado, mais claros ventralmente e mais escuros dorsalmente. Em ambos os sexos, o bico é preto-azulado, as pernas são cor de carne e os olhos são castanho-avermelhados.
Habitat do Carpodaco de olhos rosados
O habitat dessas aves é representado por áreas de floresta boreal subtropical seca montana e subalpina, com presença de vegetação rasteira densa .
Distribuição geográfica
O carpodaco de olhos rosados é comum ao longo das encostas do sudoeste da cordilheira do Himalaia , na área aproximadamente de Caxemira a Sikkim , através de Himachal Pradesh , Uttarakhand , Nepal e sul do Tibete .
Reprodução do Carpodaco de olhos rosados
A época de acasalamento do carpodaco de olhos rosados estende-se pelos meses de julho e agosto: neste período formam-se os casais, que se unem intimamente e colaboram para afastar quaisquer intrusos das imediações do local de nidificação.
O ninho em forma de taça é construído pela fêmea, que entrelaça capim seco e fibras vegetais para compor o exterior e forra o interior com material macio, como musgo e pêlo.
Dentro do ninho, põe de 3 a 5 ovos, que incuba sozinha (com o macho montando guarda próximo ao ninho e cuidando de encontrar comida para ambos) até a eclosão, que ocorre cerca de duas semanas após a deposição
Alimentação do Carpodaco de olhos rosados
Alimentando-se principalmente de sementes e bagas de Cyathula , Viburnum e Ziziphus maurtiana , bem como sementes e rebentos de plantas herbáceas e esporadicamente também de pequenos invertebrados .
Canto do Carpodaco de olhos rosados
A chamada do carpodaco de olhos rosados é um alto per-lie ou chee-like e também um canary-like zweet. O canto é descrito como doce e cadenciado.