Carriça: características, reprodução, alimentação e habitat
A carriça (Troglodytes troglodytes) é uma espécie de ave que pertence a família Troglodytidae, conhecido também como carricinha ou carruíra.
Hoje no blog dos pássaros vamos trazer aos nossos leitores algumas informações sobre essa maravilhoso pássaro e origem.
Além disso, esta é uma ave pequena muito ativa e de cor castanha na parte superior, listra superciliar clara e dorso e asas listrados.
A carriça é a única deste grupo presente no Velho Mundo, e as espécies desta família são chamadas de carriças, são pequenas aves de grande vivacidade.
Características da carriça
A carriça é uma ave pequena e ativa possui a plumagem de cor castanha na parte superior, listra superciliar clara e dorso e asas listrados.
A ave também tem uma cauda pequena e arrebitada e bico robusto com um tom amarelo na ponta, é facilmente reconhecível pelo seu porte e por ser muito pequena, com apenas 10 cm.
Além disso, a espécie não apresenta grande dimorfismo sexual.
Reprodução da carriça
A época de reprodução da carriça inicia-se em Abril, a fêmea põe 4 a 6 ovos que incuba por 14 a 16 dias, os jovens são alimentados só pela fêmea e voam aos 16 a 17 dias de idade.
Alimentação
A carriça se alimenta de larvas, aranhas e bagas.
Habitat
Esta espécie de carriça habita em florestas e as margens dos rios e ribeiras com abundantes caniçais, tamargueiras, carrascos, vegetação rasteira.
Fotos da carriça
Distribuição geografica
A carriça pode ser encontrada em toda a Europa, estendendo-se na Ásia desde o norte do Irão e Afeganistão até ao Japão e América do Norte.