O casuar-anão (Casuarius bennetti) é uma ave da família Casuariidae, conhecido como casuar-pequeno, casuar-de-bennet ou mooruk, este é a menor das espécies de casuar.
Hoje no blog dos pássaros vamos trazer aos nosso leitores algumas informações sobre essa maravilhoso pássaro e origem.
Além disso, o casuar-anão é uma ave grande, porém pequena se comparada com as outras duas espécies de casuar.
Características do casuar-anão
O casuar-anão tem um comprimento de 99-150 cm e pesa 17,6-27 kg, é uma ave que não voa, com plumagem preta dura e rígida, carapaça triangular baixa e pele azul no pescoço.
Em comparação com outros casuares, o casuar-pigmeu é mais curto com 24,5 cm de comprimento, com um bico ligeiramente menor de 11 a 12,2 cm.
Os pés são grandes e poderosos, com garras semelhantes a adagas no dedo interno, ambos os sexos são muito semelhantes.
No entanto, as fêmeas têm cascos mais longos, cor de pele mais clara e são maiores.
Alimentação
A espécie se alimenta principalmente de frutas caídas, pequenos animais e insetos. Solitário, em pares apenas durante a época de reprodução, pode realizar migrações sazonais em parte de sua distribuição.
Habitat
O casuar-anão habita em florestas montanhosas da Nova Guiné, Nova Bretanha e Ilha Yapen, em altitudes de até 3.300 m.
Comportamento
O casuar-anão é uma ave ágil, que pode correr a cerca de 50 km/h e saltar 1,5 m sem qualquer balanço, eles são animais normalmente pacatos e tímidos, que no entanto podem ser extremamente agressivos e perigosos para o homem para proteger o ninho ou as suas crias.
Reprodução do casuar-anão
Esta ave costuma viver sozinha, a exceção é a época de reprodução, quando os adultos acasalam, com o início da época de reprodução, o macho marca a zona onde espera as fêmeas.
Quando ele aparece, ele se aproxima dela e arrepia as penas de suas costas até ser aceito, o macho então circula a fêmea e faz barulhos de casuar.
Quando a fêmea está pronta, ela se agacha e o macho a beija nas costas, após o que ocorre a cópula, essas aves vivem juntas por várias semanas.
Nesse período, a fêmea põe de 3 a 5 ovos no ninho previamente preparado pelo macho, após a postura dos ovos, a fêmea sai do ninho em busca de um novo parceiro.
O macho, por outro lado, incuba os ovos por 7 a 8 semanas, após a eclosão dos filhotes, ele deixa o ninho com os filhotes.
Nos próximos 9 meses, ela acompanha seus filhos, ajudando-os a encontrar comida e protegendo-os de várias ameaças, como predadores.
Conservação da espécie
O casuar-anão foi listado como Quase Ameaçado pela IUCN de 2004 a 2013 devido a pressões de perda de habitat, degradação do habitat, busca de alimentos e manutenção frequente em cativeiro.
No entanto, a espécie foi rebaixada para Menos Preocupante em 2015 porque as populações atuais parecem estar estáveis (embora as tendências populacionais geralmente permaneçam desconhecidas) e a pressão de caça é substancialmente menor do que no passado.