Casuar-do-sul: origem, características, reprodução, alimentação e habitat
O casuar-do-sul ( Casuarius casuarius) é uma ave não-voadora da família Casuariidae conhecido também como casuar-de-capacete.
Hoje no blog dos pássaros vamos trazer aos nosso leitores algumas informações sobre essa maravilhoso pássaro e origem.
Além disso, o casuar-do-sul é uma ave de grande porte sem capacidade de voo, como avestruzes ou emas, e alguns consideram-na a ave mais perigosa do mundo, devido aos potentes pontapés que podem dar quando se sentem ameaçadas.
Vale lembrar que esta ave é selvagem, tímidas e difíceis de ver em liberdade, ainda que isto tenha mudado devido à ação humana sobre a selva.
Origem
O casuar-do-sul é originária da Pápua-Nova Guiné e Austrália.
Características do casuar-do-sul
O casuar-do-sul possui uma plumagem dura e rígida, um elmo castanho, rosto e pescoço azul, nuca vermelha e duas varas vermelhas penduradas em sua garganta.
Além disso, nos pés tem três dedos são grossos e poderosos, equipados com um punhal, com uma garra letal de até 12 cm no dedo do pé interior.
Com relação a plumagem é sexualmente monomórfica, mas a fêmea é dominante e maior, com maior casco e partes descobertas de cor brilhante, e os juvenis têm a plumagem castanha com listras longitudinais.
Reprodução do casuar-do-sul
Somente os machos cuidam dos filhotes eles incubam os ovos e cuidam dos filhotes por nove meses ou mais.
Casuares costumam se reproduzir entre junho e outubro. Fêmeas e machos se encontram e copulam após um curto namoro.
Em pouco tempo, a fêmea põe em média quatro ovos em um ninho de vegetação no chão e se muda, deixando o macho totalmente encarregado da prole, sua incubação e criação até que tenham idade suficiente para se tornarem independentes.
A fêmea pode acasalar com vários machos, os filhotes são nidífugos, o que significa que podem andar e forragear com o pai poucas horas após a eclosão, ensinando-lhes tudo o que precisam para viver sozinhos.
Alimentação
Ao longo de um dia, um casuar-do-sul adulto comerá centenas de frutas e bagas. Seu processo digestivo é delicado e não danifica as sementes, que saem intactas.
Portanto, como um casuar percorre seu território, ele move as sementes na floresta.Ele também carrega as sementes para as montanhas e através dos rios.
Em suma, ele transporta as sementes de uma forma que a gravidade por si só não consegue, tornando-se um poderoso veículo para a propagação de sementes.
Habitat do casuar-do-sul
O habitat do casuar do sul é a selva tropical, e a densa vegetação desse tipo de local dificulta a localização dos animais.
Fotos do casuar-do-sul
Ameaças
Assim como muitos outros lugares na Terra, as florestas tropicais da Austrália e Papua Nova Guiné também estão sendo destruídas.
O desmatamento descontrolado, a agricultura e a pecuária estão destruindo o habitat do casuar do sul e de muitos outros animais. Por isso, a ave pode ser vista perambulando por áreas urbanas, hortas e jardins em busca de alimento.