Casuar: origem, espécies, características, reprodução, habitat e canto
O casuar (Casuarius) é uma ave de grande porte que não voa pertencente a família Casuariidae ele pode ser encontrada nas florestas de Papua Nova Guiné e nas ilhas vizinhas.
Ele também é conhecido como casuar-do-sul ou casuar-de-capacete e esta no grupo das aves ratitas de grande porte, nativas do nordeste da Austrália, Nova Guiné e ilhas circundantes.
Hoje no blog dos pássaros vamos trazer aos nosso leitores algumas informações sobre essa maravilhosa ave e origem.
Além disso, esta ave está intimamente relacionado com as emas e avestruzes, e é a terceira ave mais alta e a segunda mais pesada do mundo, atrás dessas duas.
Elas são aves curiosas que costumam imitar movimentos de humanos depois de observá-los atentamente, embora não sejam muito amigáveis ou domesticáveis
Origem do casuar
O casuar é uma ave de grande porte nativa do nordeste da Austrália, Nova Guiné e ilhas circundantes.
Espécies de casuar
– Casuar-Anão ( C. bennetti ) – Nova Guiné e Nova Bretanha.
– Casuar do Sul ( C. casuarius ) – Nova Guiné e Queensland (Austrália)
– Casuar do Norte ( C. unappendiculatus ) – Nova Guiné
Características do casuar
O casuar são aves que possuem bicos mas não têm línguas, eles devem pegar e jogar comida com seus bicos, na parte de trás de suas gargantas.
Preferem frutos caídos, mas foram observados comendo frutas de baixo de arbustos e árvores.
Esta ave também possui pescoço sem penas no entanto, é uma vae que possui cores brilhantemente e colorido em azuis, vermelhos e roxos, que são mais vívidos nas fêmeas.
A cor torna-se mais intensa quando os casuar ficam excitados, como durante o acasalamento.
Embora eles não possam voar, eles têm pequenas asas vestigiais (à direita) que são escondidas da vista pelas penas -além de 5 ou 6 penas longas e endurecidas.
Tem uma garra no segundo dígito de suas asas, o que é incomum, como garras em outras aves são geralmente no primeiro dígito.
Além disso, eles passam suas vidas no chão, eles têm pernas musculosas e pés grandes e poderosos que permitem que eles se movam rapidamente pela floresta tropical.
As garras nos dedos dos pés internos podem ter até 12 centímetros de comprimento.
Estes são usados às vezes na autodefesa ou para proteger seus jovens.
Reprodução de casuar
Casuar são aves solitárias, exceto durante o namoro, postura de ovos e, por vezes, em torno de suprimentos de comida ampla.
A ave macho defende um território de cerca de 7 quilômetros quadrados para si e para seu parceiro, enquanto as fêmeas têm territórios sobrepostos de vários machos.
A fêmea põe 3 – 8 ovos grandes, verde-claros ou verde-pálidos-azuis então ela move-se, deixando o macho para incubar os ovos e cuidar dos filhotes.
O casuar macho incuba os ovos por 50 – 52 dias, e uma vez que os filhotes listrados marrom-e-bronzeados eclodem, o macho os leva para suas terras de alimentação regulares, protegendo-os e ensinando-lhes os caminhos do mundo.
Os filhotes ficam com o pai por quase 9 meses, até chegarem ao ponto de independência. E leva cerca de 2 a 3 anos para ser sexualmente maduro.
O Casuar está sendo caçado e comido por pessoas nativas em sua terra natal, mas sua carne é muito dura e forte no paladar.
Além disso, coletar os ovos das aves e caçar filhotes e juvenis reduziu drasticamente o número de aves na natureza.
Habitat
O casuar adaptou-se bem a uma vida pacífica nas profundezas da floresta e, como resultado, raramente é visto por humanos que estão tentando identificá-los.
Além disso, como ele não pode voar e assim desenvolveu a necessidade de correr incrivelmente rápido, como esses grandes pássaros são capazes de correr pela selva a velocidades superiores a 30 km / h.
Também possui garras grandes e afiadas que ajudam em defender-se do perigo.
Canto do casuar
Comportamento
Têm uma boa memória espacial de seu território e o macho levará os filhotes para várias fontes de água e árvores frutíferas dentro de seu território.
Quando os filhotes se tornam independentes, eles sabem onde encontrar o que precisam até que eles saiam (ou sejam expulsos) para encontrar territórios próprios.
A garra interna em cada pé é alongada e muito afiada. As aves atacarão com estas em disputas territoriais e comportamento defensivo ou ofensivo com outros animais, inclusive humanos.
A pele dura e as penas em forma de cerdas ajudam a proteger as aves dos chutes de outros casuar e da vegetação espinhosa da floresta tropical.
Eles são capazes de quebrar rapidamente através de matagais da floresta tropical aparentemente impenetráveis e desaparecer rapidamente de vista.
Alimentação
Os casuares selvagens comem principalmente frutas e bagas variadas que caem para a terra nas florestas onde moram.
Todos os dias, o espécime típico do sul engole cerca de 11 kg.
Os grandes pássaros também comem muitos fungos – junto com o ocasional animal morto para alguma proteína extra.
Esses animais são propensos a caçar criaturas vivas, como roedores, caracóis e lagartos de vez em quando.
O esterco geralmente contém frutas semi-digeridas, que ainda têm muito valor nutricional, então esses caras são conhecidos por devorarem os excrementos uns dos outros assim como os seus próprios.
Casuar é perigoso
Em certas partes do seu alcance na Austrália, você pode encontrar sinais de alerta dizendo Cuidado.
Obedeça a este conselho. Normalmente é um animal tímido e recluso.
Mas quando ameaçado ou encurralado, pode se tornar agressivo e retaliar com poderosas cabeçadas e chutes.
A arma mais perigosa do seu arsenal é uma garra afiada no dedão interno de cada pé que cresce até 5 polegadas de comprimento.
Os pássaros executam uma série de chutes para baixo com as patas traseiras que quebram ossos e infligem lacerações graves.
Com um ataque bem colocado, as garras podem abrir um abdômen ou garganta humana.
O que é mais assustador do que um dinossauro moderno de 300 libras com garras assassinas? Uma que pode saltar 1,5 metro do chão.
Para tirar o máximo proveito dessas adagas de dedo, o casuar às vezes pula no atacante com os pés e as garras cortando o ar.
Eles são grandes velocistas com uma velocidade máxima de 30 milhas por hora.
Estado de conservação do casuar
Internacionalmente, o casuar é listado como Vulnerável sob a Lista Vermelha de Espécies Ameaçadas da União Internacional para a Conservação da Natureza (IUCN).
No entanto, esta listagem pode eventualmente ser rebaixada, pois os processos ameaçadores são reduzidos em todo o seu alcance.
Fotos do casuar
Distribuição geográfica
O casuar habita uma densa floresta tropical na Nova Guiné e suas ilhas vizinhas e partes do nordeste da Austrália.