Catatua-branca: características, reprodução, alimentação, valor e cuidados
Catatua-branca (Cacatua alba) é uma espécie de papagaio da família Psittacidae, a ave chama a atenção por sua plumagem exuberante.
A catatua-branca é simpática, brincalhona e podem ser ótima ave de estimação, no entanto, para ter uma cacatua em casa, é importante que ela seja legalizada.
Hoje no blog dos pássaros vamos trazer aos nosso leitores algumas informações sobre essa maravilhoso pássaro e origem.
Características da catatua-branca
A catatua-branca possui a plumagem toda branca, as pernas e bico são pretos, as patas são zigodáctilas (têm dois dedos virados para a frente e dois dedos virados para trás), e em geral, as aves apresentam três dedos virados para a frente e um para trás.
Reprodução da catatua-branca
A partir dos 4 anos de vida a catatua-branca já este sexualmente maduras, as fêmeas depositam cerca de 2 a 3 ovos que ela e o macho chocam alternadamente durante 26 a 30 dias.
Esta espécie de catatua põe de dois a cinco ovos que necessitam estar incubados por durante aproximadamente 30 dias.
Além disso, a responsabilidade de chocar os ovos e alimentar os filhotes é dividida entre macho e fêmea, os filhotes precisam se alimentar sozinhos apenas a partir dos quatro meses de vida.
Alimentação
A catatua-branca se alimenta de castanhas, sementes e grãos em geral.
Valor da catatua-branca
O preço médio para adquirir uma catatua-branca é em torno de R$ 15.000,00, este é um investimento considerado alto e pesado e só deve ser feito se você realmente deseja cuidar desta ave.
Além do valor de aquisição da espécie, é preciso considerar também os custos de manutenção antes de produzir, se você decidir comprar este pássaro.
Cuidados com a catatua-branca
A cacatua branca requer alguns cuidados que são extremamente importantes para garantir o conforto e também um bom desenvolvimento desta espécie.
As instalações devem obedecer aos seguintes requisitos:
– Interiores: A gaiola individual deve medir 60 cm de profundidade, 60 de largura e 60 de altura, o viveiro deve ter 120 centímetros de profundidade, 60 de largura e 60 de altura, com 14 arames e espaçamento de malha de 2,5 centímetros;
– Locais externos: o recinto deve ser montado sem a presença de vigas de madeira, o piso deve ser de cimento com desnível de 7,2 x 1,8 x 2,4 metros, também é possível incluir frutas com casca, legumes com talos e legumes que precisam ser cortados inteiros.