Cauré: espécies, características, alimentação, reprodução e habitat
O cauré (Falco rufigularis) é um falcão da família dos falconídeos conhecido popularmente de falcão-morcegueiro, cauré-i, coleirinha, falcão-de-garganta-branca, gavião-de-coleira e tentenzinho.
Esta espécie de falcão é conhecido por caçar morcegos, tanto durante o dia quanto durante a noite.
Ele habita as florestas do México, a América Central, o norte da América do Sul, o norte da Argentina e quase todo o território brasileiro, com exceção do Sul.
Espécies
O cauré possui três subespécies reconhecidas:
– Falco rufigularis rufigularis: esta espécie de ave é encontrada desde o norte da América do Sul (leste da Colômbia e Guianas) até o sul do Brasil, norte da Argentina e também na ilha de Trinidad;
– Falco rufigularis petoensis: encontrada das regiões úmidas do norte do México até o sul do Equador a oeste da Cordilheira dos Andes;
– Falco rufigularis ophryophanes: esta espécie de ave é encontrada na região de planalto do Brasil (sul do Piauí até Mato Grosso, Minas Gerais, São Paulo e Paraná) e na região adjacente da Bolívia, no Paraguai e na Argentina.
Características do cauré
O cauré é um pássaro que possui o dorso preto, com as regiões ventral e peitoral listradas em branco, com o papo e a lateral do pescoço brancos ou ferrugíneos.
Ele também possui calções marrons, tida como símbolo da felicidade na região amazônica; coleirinha, tem-tenzinho.
As fêmeas têm cerca de 8 a 10 centímetros de comprimento, com uma envergadura de mais que o dobro que o comprimento do seu corpo, chegando de 21 a 22 centímetros.
Além disso, na natureza eles são os fez predadores letais, pois o cauré ataca sua presa no ar e a traz até o seu ninho.
Alimentação do cauré
O cauré captura suas presas com habilidade tanto em vôo quanto no chão, as principais presas são os morcegos, insetos, aves, ratos e pequenos lagartos.
Habitat
O cauré varia de incomum a comum em algumas regiões, habitando bordas de florestas e clareiras.
Além disso, ele vive solitário ou aos pares, passando a maior parte do tempo pousado em postes e no alto de árvores mortas.
Reprodução do cauré
O cauré é um pássaro que faz ninhos em buracos naturais em trocos ocos e mortos e também em cupinzeiros.
A fêmea põe cerca de dois a três ovos, com incubação de aproximadamente 28 dias, e o macho do Cauré se encarrega de alimentá-la, bem como a prole.
Canto do cauré
Fotos do cauré
Distribuição geográfica do cauré
O cauré possui ampla distribuição na região neotropical, ocorrendo desde o México até o nordeste da Argentina (1997).
No Brasil, ocorre com maior frequência na Amazônia, região centro-oeste e região sudeste (1997), possuindo poucos registros documentados no nordeste e sul do Brasil (2013 – 2015).
Se pretende ler mais artigos parecido com esse, recomendamos que veja: Trepadeira Comum.