Cegonha da tempestade: características, reprodução, habitat e alimentação
Cegonha da tempestade ( Ciconia stormi ) é uma espécie de cegonha de tamanho médio da família do Ciconiidae do gênero ciconia .
Essa espécie ocorre principalmente nas florestas tropicais de planície da Indonésia , Malásia e sul da Tailândia . É considerada a mais rara de todas as cegonhas, e estima-se que tenha menos de 500 indivíduos selvagens em toda a sua distribuição geográfica.
A população está em declínio há muito tempo e a principal causa é amplamente considerada o desmatamento de seu habitat nativo.
Hoje no blog dos pássaros vamos trazer aos nosso leitores algumas informações sobre essa maravilhoso pássaro e origem.
Esta cegonha foi descrita pela primeira vez por Blasius em 1896 e recebeu o nome do capitão do mar alemão Hugo Storm, um colecionador de espécimes zoológicos nas Índias Ocidentais.
Características da cegonha da tempestade
Esta cegonha de tamanho médio mede 75–91 cm de altura e a maior parte da plumagem é preta. As coberturas infracaudais e a nuca são brancas com uma tampa preta.
Tem pele facial laranja com um anel amarelo ao redor do olho, uma íris vermelha e um bico vermelho-rosado. Em alguns, mas não em todos os indivíduos do sexo masculino, o cúlmen do bico é ligeiramente côncavo com uma protuberância basal.
As pernas e os pés dos adultos são de um vermelho opaco, mas geralmente parecem mais claros porque geralmente estão cobertos com os excrementos dos pássaros.
O bico e outras partes moles do corpo escurecem na época de reprodução. Os sexos são semelhantes na aparência, mas como em todas as cegonhas, o macho parece um pouco maior.
Também se especula a partir de observações de campo que o gorro preto, o peito e a garganta do macho são ligeiramente mais brilhantes.
A plumagem dos filhotes de 1 a 3 dias de idade é totalmente branca, acompanhada de uma coroa preta e bico preto com ponta amarelo-alaranjada.
As pernas, a pele facial e a bolsa gular são inicialmente amarelas claras; à medida que os filhotes envelhecem, as pernas ficam rosadas e a pele do rosto fica cinza escuro. A íris é inicialmente marrom.
Reprodução da cegonha da tempestade
O ninho é geralmente localizado 19-30m acima do solo acima das margens dos rios, muitas vezes nas bifurcações de árvores da espécie Dipterocarpus .
No sul de Sumatra, estudou-se um ninho de cegonha de tempestade que fica 8,3 m acima do solo em uma árvore Rhizosphora mucronata de 18 m de altura .
Em cativeiro, tanto o macho quanto a fêmea foram observados realizando atividades de construção de ninhos. Dois ovos são geralmente postos por ano, e o período de incubação foi estimado em 29 dias, com ambos os pais incubando os ovos alternadamente.
Em cativeiro, o tamanho da ninhada pode variar entre dois e quatro. Os filhotes estão totalmente desenvolvidos 90 dias após a eclosão. O único ovo desta espécie a ser medido foi um infértil extraído de um ninho contendo dois filhotes nascidos no sul de Sumatra em 1989.
Habitat da cegonha da tempestade
O habitat desta cegonha é principalmente floresta ribeirinha densa de várzea e floresta de turfa , em altitudes não superiores a 240 metros acima do nível do mar.
A densidade de árvores grandes neste habitat excedendo 10 cm na altura do peito é estimada em 500 a 800 árvores por hectare, e os gêneros típicos de árvores incluem Dipterocarpus e Ficus .
A vegetação rasteira da floresta compreende predominantemente rattans, bambus, arbustos e trepadeiras.Como esses habitats são amplamente inacessíveis aos humanos, a coleta de dados sobre essa espécie é logisticamente difícil.
O que pode explicar em parte porque pouco se sabe sobre a história natural desta cegonha. Embora a cegonha de Storm aceite tanto a floresta ribeirinha de várzea quanto a floresta de turfa, atualmente não se sabe qual desses habitats fornece condições de vida ideais para a espécie.
Alimentação cegonha da tempestade
A cegonha da tempestade se alimenta principalmente de pequenos peixes, sapos, larvas de insetos aquáticos e, às vezes, minhocas.
Estado de conservação
Acredita-se que a população desta espécie notavelmente rara esteja em rápido declínio recente, principalmente devido ao desmatamento de seu habitat natural para dar lugar a plantações de dendezeiros e atividades madeireiras.
Provavelmente nunca foi comum, mesmo antes da extensa destruição do habitat pelo aumento da exploração antrópica da terra.
Foi classificado como ameaçado na Lista Vermelha da IUCN desde 1994. A população total foi estimada em 400-500 indivíduos selvagens.
Desses indivíduos, estima-se que 150 vivam na Malásia; e cerca de 250 na Indonésia. Esta espécie é legalmente protegida na Indonésia, Sarawak e Tailândia.
Embora essa proteção não tenha sido rigorosamente aplicada anteriormente, esta cegonha foi registrada em várias áreas protegidas em toda a sua extensão, especialmente em Kalimantan, em Sumatra e na Malásia.