Cegonha-oriental: características, alimentação, reprodução e hábitat
A cegonha-oriental (Ciconia boyciana ) é uma espécie de cegonha ameaçada de extinção que se distingue da cegonha-branca pelas suas patas vermelhas.
Além disso, esta cegonha é uma ave migratória de longa distância, invernando em África desde a África subsariana até à África do Sul ou até mesmo no subcontinente indiano.
Hoje no blog dos pássaros vamos trazer aos nosso leitores algumas informações sobre essa maravilhoso pássaro e origem.
Na migração entre a Europa e a África, a ave evita cruzar o Mar Mediterrâneo, fazendo o desvio para leste pelo Levante ou para oeste pelo Estreito de Gibraltar porque as termais do ar das quais a ave depende não se formam sobre a água.
Características da cegonha-oriental
A cegonha-oriental é predominantemente branca, com asas negras, os adultos têm longas pernas vermelhas e longos bicos vermelhos pontiagudos, medindo em média de 100 a 115 cm da ponta do bico até o final da cauda e uma envergadura de 155 a 215 cm.
As duas subespécies, que diferem ligeiramente em tamanho, se reproduzem na Europa (do norte à Finlândia), noroeste da África, sudoeste da Ásia (leste ao sul do Cazaquistão) e sul da África.
A cegonha-oriental é uma ave migratória de longa distância que passa o inverno na África, desde a África subsaariana até a África do Sul ou mesmo o subcontinente indiano.
Na migração entre a Europa e a África, a ave evita cruzar o Mar Mediterrâneo, fazendo o desvio para leste pelo Levante ou para oeste pelo Estreito de Gibraltar porque as termais do ar das quais a ave depende não se formam sobre a água.
Reprodução da cegonha-oriental
Ambos os membros do par constroem um grande ninho de gravetos que pode ser usado por vários anos.
A cada ano, a fêmea põe uma ninhada de geralmente quatro ovos que eclodem de forma assíncrona 33-34 dias após a postura.
Os dois adultos se revezam na incubação dos ovos e ambos também alimentam os filhotes, e o filhotes deixam os ninhos 58 a 64 dias após a eclosão e são alimentados pelos adultos por mais 7 a 20 dias.
Alimentação
A cegonha-oriental é uma ave carnívora, e se alimenta de uma grande variedade de animais, incluindo insetos, peixes, anfíbios, répteis, pequenos mamíferos e pequenas aves.
Habitat
Esta espécie de cegonha habita em ambientes de águas pouco profundas.
Fotos da cegonha-oriental
Distribuição geografica
A cegonha-oriental pode ser encontrada no sudeste da Rússia, bem como a região nordeste da China.