Chapim-azul: características, reprodução, habitat, alimentação e curiosidades
O chapim-azul (Cyanistes caeruleus) é um pássaro pertencente á familia Paridae, é uma ave muito difundida e comum, desde áreas temperadas a subárticas da Europa e Ásia ocidental, em florestas decíduas e mistas.
Hoje no blog dos pássaros vamos trazer aos nosso leitores algumas informações sobre essa maravilhoso pássaro e origem.
Além disso, esta espécie de ave é residente, isto é, a maioria destas aves não migra, é das espécies mais coloridas da avifauna portuguesa, com asas azul-claros e uma única barra alar branca.
Com relação ao seu dorso é cinzento-esverdeado e o abdómen amarelo com uma pequena linha divisória escura no peito, a cabeça possui uma coroa azul, com uma lista ocular de cor preta e faces brancas.
Características do chapim-azul
O chapim-azul possui a plumagem barrete azul, faces brancas com uma listra escura que atravessa os olhos e com as partes inferiores amarelas.
É menor e mais ativo que o chapim-real, com o qual por vezes surge associado, mas o chapim-azul tem um padrão de coloração da cabeça bastante diferente e pios distintos.
Além disso, os juvenis (avistados durante o verão-princípio do outono) têm tons amarelados nas faces e a plumagem, que é no geral menos garrida.
Reprodução do chapim-azul
O chapim-azul nidifica em cavidades de árvores ou em caixas de nidificação, onde deposita materiais macios como palha, pelos, penas e musgo para sua copa.
Ele põe entre 6 e 12 ovos brancos com manchas avermelhadas, que são incubados por cerca de 2 semanas, os filhotes saem dos ninhos após cerca de 20 dias e do tamanho dos pais, embora as cores tendam a ser mais marrons.
Alimentação
Esta espécie se alimenta sobretudo de insetos, embora possam também procurar frutos e sementes.
Curiosidades
É uma das espécies de aves que mais procura alimento para pássaros, principalmente no inverno. No entanto, ele prefere alimentar os filhotes com aranhas, lagartas e outros insetos.
Algumas aves conseguem colocar até 16 aves em uma única postura, que é uma das recordistas entre as aves pequenas. Após a eclosão, os pais têm que fazer centenas de vôos por dia para alimentar tantos filhotes de uma só vez.
Na época da reprodução, as fêmeas comem partes da casca primordial dos caracóis para repor o cálcio necessário para construir o cascas dos ovos.
Pode ser confundido com o chapim-real (Parus major) por observadores menos experientes. Eles vivem em média cerca de 3 anos, embora o maior registro signifique 9 anos de idade .
Fotos do chapim-azul
Habitat
O chapim-azul habitat em florestas, parques, jardins e sebes em zonas agrícolas, visitando com frequência comedouros e utilizando caixas-ninho.