Chifre-de-ouro: características, habitat, reprodução e alimentação
Chifre-de-ouro (Heliactin bilophus) é uma especie de ave marinha da família dos Trochilidae que pertence ao gênero dos Heliactin.
Hoje no blog dos pássaros vamos trazer aos nossos leitores algumas informações sobre essa maravilhoso pássaro e origem.
A espécie tem uma grande distribuição cobrindo cerca de 2.500.000 quilômetros quadrados nos países sul-americanos do Suriname , Brasil e Bolívia, o estoque foi classificado como “Pouco Preocupante ” pela IUCN em 2012-2016.
Características do chifre-de-ouro
A chifre-de-ouro tem 9,5 a 11 cm de comprimento e pesa 1,8 a 2,8 g, o macho é “encantadamente adornado”, com tufos de penas vermelhas, azuis e douradas (“chifres”) acima dos olhos.
Sua coroa é de um azul escuro brilhante e seu dorso e garupa verde-bronzeado, o par central de penas da cauda é verde e o restante branco; os dois pares mais internos são muito longos.
A garganta, a parte superior do peito e grande parte do rosto são pretas, enquanto o pescoço e a barriga são brancos. A fêmea é mais lisa, sem os “chifres” ou o preto do pescoço, peito e rosto do macho.
Habitat do chifre-de-ouro
Habita uma variedade de paisagens semi-abertas a abertas, como mata ciliar, mata, cerrado, pastagens e jardins, embora seja encontrado principalmente abaixo de 500 m de altitude, ocorre até 1.000 m.
Distribuição geográfica
O chifre-de-ouro é encontrada em grande parte do Brasil central, no leste do sul do Maranhão ao sul de São Paulo (estado) e depois do oeste para o oeste do Mato Grosso e no departamento de Santa Cruz da Bolívia.
Também é encontrado em uma pequena área no sul do Suriname e em outra no estado do Amapá, no norte do Brasil, e foi relatado fora de sua distribuição normal no extremo oeste do Brasil.
Reprodução do chifre-de-ouro
A época de reprodução do chifre-de-ouro é principalmente de junho a outubro, mas começa já em abril em algumas áreas, a fêmea sozinha constrói o ninho, incuba os ovos e cuida dos filhotes.
Faz um ninho minúsculo de material macio e teia de aranha decorado com líquen do lado de fora, ele coloca o ninho em um galho bifurcado de um arbusto, geralmente cerca de 1 m acima do solo, mas às vezes mais alto.
O tamanho da ninhada é de dois ovos, o tempo de incubação é de cerca de 13 dias, com emplumação de 20 a 22 dias após a eclosão.
Alimentação do chifre-de-ouro
O chifre-de-ouro se alimenta de néctar de uma variedade de arbustos e árvores floridos, forrageando até os estratos intermediários de seu habitat.
Canto do chifre-de-ouro
Durante as perseguições, o chifre-de-ouro emite um ‘twittar complexo que inclui notas estridentes, burry e vibrantes’, suas chamadas incluem ‘um ‘tsit’ ou ‘tseet’ repetido’.