Choca-bate-cabo: características, reprodução, habitat, alimentação e canto
A choca-bate-cabo ( Thamnophilus punctatus) é uma ave passeriforme da família Thamnophilidae, conhecida como batará, borralhara, choca-pintalgada, maria-cocá e xorró-cinzento.
Hoje no blog dos pássaros vamos trazer aos nosso leitores algumas informações sobre essa maravilhoso pássaro e origem.
Além disso, a choca-bate-cabo é uma ave pequena do cerrado e florestas com solos arenosos ou pedregosos, o macho é semelhante ao de outras chocas preta e cinzas; melhor distinguido pela voz e habitat.
Características da choca-bate-cabo
A choca-bate-cabo é uma ave que mede cerca de 15 cm de comprimento, o macho apresenta a cor cinza com boné preto e a fêmea é marrom com boné castanho-avermelhado.
As características marcantes da fêmea são as fortes marcações nas asas e o chapéu marrom, ele tende a ocupar habitats mais secos do que outras raças encontradas na mesma região.
Reprodução da choca-bate-cabo
A choca-bate-cabo faz ninho de paredes finas em forma de xícara, agarrado a forquilhas, entre 1 e 4 m de altura, a espécie põe 2 ovos brancos, pontilhados de marrom.
Alimentação
Esta espécie de choca se alimenta de insetos que captura na vegetação baixa e no solo.
Habitat
A choca-bate-cabo habita no inferior em bordas de florestas, capoeiras arbustivas, arbustos em campinas amazônicas e na caatinga.
Além disso, a vive aos pares, geralmente examinando a folhagem e emaranhados de cipós em busca de insetos, balançando a cauda para cima e para baixo com frequência.
Canto da choca-bate-cabo
O canto da choca-bate-cabo é bem variável, ele emite um som de grrr, go, go, go, go, go, go, a ave vocaliza frequentemente em pares, cantando em dueto e não costuma acompanhar bandos mistos.
Distribuição geográfica
A choca-bate-cabo pode ser encontrada no norte da Amazônia no chamado Escudo da Guiana (ao norte do rio Amazonas, e do Rio Negro para o leste até o Amapá ) nos estados do AM, RR, PA e AP. Encontrada também em áreas isoladas na Venezuela, Colômbia, Equador, Peru e Guianas.