Choca-de-asa-vermelha: características, habitat, alimentação e canto
Choca-de-asa-vermelha ( Thamnophilus torquatus ) pertence ao gênero Thamnophilus dentro da família dos formigueiros Thamnophilidae .
A espécie é encontrada na Bolívia , Brasil e Paraguai , e na Bacia Amazônica . A área de distribuição inclui florestas tropicais ou subtropicais úmidas de baixa altitude, savana seca e habitats de arbustos úmidos , principalmente abaixo de 1.000, mas até 1.750 m de altitude.
Hoje no blog dos pássaros vamos trazer aos nosso leitores algumas informações sobre essa maravilhoso pássaro e origem.
Características da choca-de-asa-vermelha
A choca-de-asa-vermelha tem cerca de 14 cm de altura e pesa entre 18 e 20 g. O macho tem um gorro preto com cabeça cinza e cinza no topo, asas e élitros são canela a marrom avermelhado, cauda em camadas é preta, penas externas da cauda são listradas de branco.
Garganta e partes inferiores são esbranquiçadas, peito é listrado de preto. Distingue-se do semelhante formiga-de-coroa-ferrugem ( Thamnophilus ruficapillus ) por seu tamanho pequeno, plumagem mais pálida e gorro preto.
A fêmea tem o chapéu e a cauda marrom-avermelhados, os lados da cabeça são manchados de esbranquiçado e cinza, a parte superior é mais pálida, a parte inferior é marrom-amarelada sem nenhuma ou apenas um toque de faixa. A espécie é monotípica .
Habitat da choca-de-asa-vermelha
Distribui-se no leste do Brasil , do sul do Pará e sul do Maranhão a leste de Pernambuco e sul ao centro-oeste do Mato Grosso , Mato Grosso do Sul , São Paulo , borda oeste do Rio de Janeiro e centro da região litorânea da Bahia .
Na Bolívia , no nordeste do departamento de Santa Cruz ; e no nordeste do Paraguai , no departamento de Canindeyú .
Habita áreas arbustivas, matas esparsas e fechadas e, localmente, até mesmo em plantações de café ; até 1000 m de altitude .
Alimentação da choca-de-asa-vermelha
A dieta da choca-de-asa-vermelha consiste em uma variedade de artrópodes , incluindo besouros, formigas, aranhas e gafanhotos.
Canto da choca-de-asa-vermelha
A canção é um “rhen, rehn, rhen, reh-reh-reh-reh-rénh” um tanto agudo e nasal.