Choca-de-garganta-preta ( Clytoctantes atrogularis ) é uma ave que pertencentes ao gênero Clytoctantes da família Thamnophilidae.
Os machos são enegrecidos e as fêmeas são principalmente ruivas . O bico grosso e robusto tem uma mandíbula inferior distintamente curvada para cima e um culmen reto .
Hoje no blog dos pássaros vamos trazer aos nosso leitores algumas informações sobre essa maravilhoso pássaro e origem.
Muito pouco se sabe sobre esta espécie. Seu habitat natural parece ser seções mais densas de floresta tropical úmida de planície .
Anteriormente, foi classificado como Criticamente Ameaçado pela União Internacional para a Conservação da Natureza (IUCN).
Características da choca-de-garganta-preta
Mede 17 cm de comprimento e pesa cerca de 31 g. O bico é muito robusto, comprimido lateralmente e com a mandíbula fortemente curvada para cima.
O macho é todo preto, sem as manchas brancas nas asas que caracterizam seu congênere Clytoctantes alixii.
A fêmea é castanho-avermelhada, com um grande babador preto na garganta e no peito, as coberturas das asas são lisas e as coberturas superiores da cauda e o criso são cinza escuro.
Habitat da choca-de-garganta-preta
É encontrado no norte de Rondônia , sudeste do Amazonas e norte do Mato Grosso , no sudoeste da Amazônia brasileira; até recentemente era conhecido apenas da localidade tipo, na margem oeste do rio Ji-Paraná.
Ultimamente tem sido descoberto em algumas localidades no interflúvio dos rios Madeira – Tapajós próximo a Jaci-Paraná e no Jarú Biológico Reserva a leste do Rio Sucunduri e nos igarapés do Parque Estadual do Juruena ; talvez também em Alta Floresta .
Esta espécie é muito rara e local do sub-bosque nas bordas das florestas de terra firme, onde prefere densos emaranhados de cipós, entre 300 e 400 m de altitude.
Aparentemente tem uma certa tolerância à degradação do seu habitat preferencial, tendo também sido registado em matas secundárias.
Canto da choca-de-garganta-preta
A música, ou talvez uma chamada de alarme, é um assobio alto “trii-trii-trii”.
Estado de conservação da choca-de-garganta-preta
Anteriormente, foi classificado como “criticamente ameaçado” pela IUCN.. Seu habitat adequado desapareceu, inclusive o local onde foi descoberto em 1986, e muitos temiam que estivesse extinto, até que foi descoberto em outro local no sudeste do Amazonas em 2004.
Após a redescoberta inicial, foi registrado em outros sete (como nove vezes) localidades do sudeste do Amazonas, Rondônia e norte do Mato Grosso. Esses avistamentos aumentaram enormemente o alcance conhecido da espécie.
Consequentemente, foi alterado para o status “vulnerável” em 2008. A população total é estimada em 3.500 a 10.000 indivíduos; dada a escassez de dados, é difícil determinar as tendências, mas a espécie pode estar se beneficiando do aumento dos crescimentos secundários, que parece tolerar bem.
Ainda assim, presume-se que a população possa diminuir entre 1 e 19% em dez anos devido àperda de habitat .