Choca-de-roraima: características, habitat, alimentação e canto
Choca-de-roraima ( Thamnophilus insignis ) é uma espécie de ave da família Thamnophilidae pertencente ao numeroso gênero Thamnophilus .
A espécie é encontrada na Venezuela , partes adjacentes da Guiana e norte do Brasil. A área de distribuição inclui florestas tropicais ou subtropicais úmidas de montanha entre 900 e 2000 m de altitude.
Hoje no blog dos pássaros vamos trazer aos nosso leitores algumas informações sobre essa maravilhoso pássaro e origem.
O sufixo latino vem do latim insignis ‘marca, distinção’ .
Características do choca-de-roraima
A choca-de-roraima tem cerca de 16 a 17 cm de altura e pesa entre 22 e 30 g. O macho é cinza escuro no topo e coroa com preto com penas brancas simples na crista e na nuca, manchas ou listras brancas sólidas nas costas e nas asas.
A cauda é bordada de branco. Os lados da cabeça são cinza, assim como a parte inferior, pés e bico. A fêmea se distingue por um gorro marrom claro.
Habitat do choca-de-roraima
Distribui-se no sul da Venezuela , extremo oeste da Guiana e extremo norte do Brasil .
Esta espécie é considerada rara em seu habitat natural : sub-bosque e estrato médio de matas anãs e bordas de mata dos tepuis, entre 1.200 e 2.000 m de altitude .
Reprodução do choca-de-roraima
A época de reprodução da choca-de-roraima não é conhecida.
Alimentação do choca-de-roraima
A alimentação consiste principalmente de insetos e artrópodes , que geralmente são procurados sozinhos ou aos pares de 1 a 5 m acima do solo.
Canto do choca-de-roraima
A música é descrita como uma sucessão acelerada de tons idênticos, inicialmente subindo de tom, terminando em um som nasal longo, acentuado e agudo.