Choca-do-planalto ( Thamnophilus pelzelni )é uma espécie de ave da família Thamnophilidae pertencente ao numeroso gênero Thamnophilus .
Anteriormente, foi incluído no generalizado formiga ardósia ( T. punctatus ), mas após a divisão, esse nome científico agora está restrito ao formiga ardósia do norte .
Hoje no blog dos pássaros vamos trazer aos nosso leitores algumas informações sobre essa maravilhoso pássaro e origem.
Ocorre em níveis baixos em florestas e bosques, especialmente em áreas com crescimento denso.
Características da choca-do-planalto
A choca-do-planalto mede 14,5 cm . Macho cinza acima, com coroa e dorso pretos misturados com preto; asa preta com marcações brancas claramente visíveis; cauda e coberturas pretas com pontas brancas.
É cinza abaixo, com um abdômen esbranquiçado. A fêmea é marrom por cima, coroa e dorso mais canela, asa com a mesma configuração do macho. É castanho-alaranjado em baixo, mais intenso no peito e mais claro no abdómen.
Habitat da choca-do-planalto
Distribui-se por todo o planalto central do Brasil desde o leste do Maranhão, Ceará e Paraíba ao norte de Minas Gerais e oeste da Bahia e do leste e sul de Mato Grosso e Goiás ao norte de Mato Grosso do Sul, extremo norte do Paraná e oeste de São Paulo.
Habita florestas tropicais e subtropicais secas e úmidas de baixa altitude, em caatingas, cerrados e matas de galeria até 1.100 m acima do nível do mar.
Alimentação da choca-do-planalto
A choca-do-planalto se alimenta de insetos e aranhas .
Canto da choca-do-planalto
A canção é uma série rápida de notas nasais bem enunciadas, começando devagar, acelerando no timbre e terminando com um tremor: “han-ha-ha-háhahahahá”.