Chocão-carijó ( Hypoedaleus guttatus ) espécie de ave passeriforme da família Thamnophilidae que pertence ao gênero Hypoedaleus.
É endêmica no nordeste da Argentina, sudeste do Brasil e leste do Paraguai.
Hoje no blog dos pássaros vamos trazer aos nosso leitores algumas informações sobre essa maravilhoso pássaro e origem.
Características do chocão-carijó
Mede 20,5 cm de comprimento e pesa entre 36 e 41 g , o bico é forte com gancho na ponta. O macho é preto na parte superior, todo manchado de branco, a coroa um pouco mais listrada e o rosto mais escamado; asas e cauda barradas de branco.
É branco por baixo, o lado do peito manchado de preto, flancos e laranja crissum , a fêmea tem as partes superiores manchadas de marrom e a cor laranja na parte inferior.
Os pássaros do norte tendem a ser mais brancos na parte inferior, com menos laranja, o bico é acinzentado com um tom azul claro. Pernas azul claro, a íris é marrom escura.
Habitat do chocão-carijó
Distribui-se no leste e sudeste do Brasil (leste de Alagoas e leste da Bahia ao sul até extremo leste do Mato Grosso do Sul , Santa Catarina e norte do Rio Grande do Sul ), leste do Paraguai (leste do rio Paraguai .
Um registro na costa oeste, no sudeste do Alto Paraguai ) e extremo nordeste da Argentina, em Misiones e extremo nordeste de Corrientes .
É rara, mas pode ser bastante comum localmente, no subdossel e nas bordas de florestas úmidas até 900 m de altitude ,em florestas nubladas e florestas semidecíduas da Mata Atlântica .
Reprodução do chocão-carijó
Seu ninho é desconhecido. Os ovos são brancos com pontos arroxeados irregulares e estrias finas e pontos pretos maiores.
Alimentação do chocão-carijó
Sua dieta consiste em artrópodes que procura entre a folhagem de árvores tomadas por cipós, de poleiros verticais.
Canto do chocão-carijó
O canto característico é um retumbante trinado de flauta que ganha intensidade e dura cerca de 5 segundos. As chamadas, um penetrante (pi-iiiiiiu) e um abrupto e descendente chrrt.