Choquinha-da-serra (Drymophila genei) é uma ave passeriforme da família Thamnophilidae, conhecido em inglês como Rufous-tailed Antbird.
Hoje no blog dos pássaros vamos trazer aos nosso leitores algumas informações sobre essa maravilhoso pássaro e origem.
Além disso, esta ave vem diminuindo ao longo dos anos, encontrando-se quase ameaçada por conta do desmatamento do seu habitat natural.
A choquinha-da-serra é bem sensível a áreas degradadas, porém algumas populações estão conseguindo se adaptar em regiões do Rio de Janeiro.
Características da choquinha-da-serra
A choquinha-da-serra é uma ave mede entre 13 a 14 centímetros sendo que macho e fêmea são facilmente identificáveis.
O macho tem topete e peito pretos com manchas pretas e brancas que parecem escamas, e suas asas e cauda são cor de ferrugem.
A fêmea desde então tem topete, peito e barriga marrons são de cor enferrujada, o tanto o macho quanto a fêmea têm olhos pretos com uma faixa preta adjacente à cabeça e perto do olho, seu bico é marrom escuro, quase preto.
Reprodução da choquinha-da-serra
Infelizmente, pouco se sabe sobre os hábitos reprodutivos desta ave. No entanto, assim como as outras espécies da mesma família, machos e fêmeas costumam construir seus ninhos em forquilhas de árvores a cerca de 2 metros do solo.
E geralmente põe 2 ovos por temporada e o par cuida dos recém-nascidos, ele conheça também a conta virada por carijó.
Alimentação
Pouco se sabe sobre os hábitos alimentares da choquinha-da-serra, contudo, o que se tem de informação é que ela elas não tem o costume de seguir formigas de correição, assim como seus parentes próximos.
Além disso, acredita-se que sua alimentação é composta de insetos e provavelmente aracnídeos, frutas, besouros e sementes diversas.
Habitat
Habita nas serras do Sudeste em emaranhados de taquara entre 800 e 2200m de altitude, e pode ser encontrada no sub-bosque de florestas úmidas com bambus.
Canto da choquinha-da-serra
Fotos da choquinha-da-serra
Distribuição geográfica
A choquinha-da-serra é endêmica do Brasil, e pode ser encontrada em estados como Rio de Janeiro, São Paulo, Espírito Santo e Minas Gerais, sendo restrita as áreas do Sudeste do país.